Campanha do ex-presidente tenta tirar votos de adversários, como Tebet e Ciro Gomes (PDT), em busca de vitória no primeiro turno
A candidata do MDB ao Palácio do Planalto, Simone Tebet, criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por pregar o “voto útil” na reta final das eleições. Ela chamou a posição do adversário de desrespeito à democracia. A campanha de Lula tenta tirar votos de outros concorrentes, como Tebet e Ciro Gomes (PDT), para tentar vencer o presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno.

“Eu vejo mais como desrespeito do ex-presidente Lula com a democracia e com o povo brasileiro, porque não é só pregar o voto útil, que é um direito dele. Tentar, né? Ele prega um voto útil, mas não se apresenta ao Brasil. Quem é esse Lula que está chegando? Qual é o projeto que tem para educação? Qual é o projeto de desenvolvimento?”, disse em São Paulo.
Ela afirmou também que Lula estimula a polarização no Brasil e cobrou a participação dele em sabatinas e debates.
“Essa situação é muito triste. Nós estamos indo para o encerramento de uma campanha onde os candidatos que mais pontuam [Lula e Jair Bolsonaro] não vão para debates e não apresentam propostas reais, soluções reais, para os problemas mais graves do Brasil.”
Alternativa
Na fala, a senadora se colocou como a única alternativa para derrotar Bolsonaro e Lula nas eleições deste ano.
ELEIÇÕES 2022 | Do R7, em Brasília, com informações da Agência Estado