Lula fala com presidente com o Egito e pede para liberar fronteira para brasileiros saírem de Gaza

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Presidente garantiu a Abdel Fattah al-Sissi que, uma vez em território egípcio, grupo de 22 brasileiros será acompanhado por embaixador até o avião da FAB. Egito ainda não concordou em abrir a fronteira com Gaza.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone neste sábado (14) com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi. Lula pediu ajuda para retirada de brasileiros da Faixa de Gaza.

A Faixa de Gaza é um território de ocupação palestina entre o Egito e Israel. A região tem sido alvo de bombardeios de Israel há uma semana, desde que o grupo terrorista Hamas atacou o território israelense. O Hamas tem bases em Gaza.

Brasileiros que estão em Gaza procuraram o governo Lula para pedir ajudar para escapar da guerra e voltar para o Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez neste sábado (14) ligações de trabalho para tratar da guerra na Faixa de Gaza. — Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo brasileiro e a embaixada do Brasil na Cisjordânia (região contígua a Gaza) montaram uma operação para o regresso do grupo. Mas é preciso entrar no território egípcio para embarcarem no avião enviado pelo Brasil, e o Egito ainda não liberou a entrada.

O Egito, segundo a diplomacia brasileira, tem receio, entre outros pontos, de que esses brasileiros se tornem refugiados no país. As autoridades egípcias também temem perder o controle da situação caso abram a fronteira com Gaza.

Lula, de acordo com o Palácio do Planalto, garantiu que os brasileiros serão acompanhados pelo embaixador do Brasil no Egito e seguirão direto para o avião, em um ponto próximo da fronteira com Gaza.

“O presidente Lula informou que assim que os brasileiros cruzarem a passagem de Rafah serão acompanhados pelo embaixador do Brasil no Egito até o aeroporto de Arish, onde embarcarão imediatamente em aeronave da Força Aérea Brasileira com destino ao Brasil”, informou a Presidência em nota.

No início das negociações diplomáticas, o Brasil cogitava buscar o grupo de brasileiros no Cairo, capital do Egito. Mas, para isso, o grupo teria que se deslocar centenas de quilômetros por ônibus em território egípcio, o que não agradou ao governo daquele país. Por isso, o Brasil mudou a proposta para o aeroporto de Arish, muito mais perto da fronteira.

O avião da Força Aérea Brasileira, de uso da Presidência da República, está em Roma, aguardando a autorização do Egito para se dirigir ao país.

De acordo com o blog da Ana Flor, fontes do Planalto informaram que a saída dos brasileiros pode ocorrer neste domingo (15).

Mais cedo, Lula falou também com Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina. Lula condenou o ataque terrorista do Hamas e ambos os líderes concordaram a sobre a proteção de civis. Abbas não administra a Faixa de Gaza.

Brasileiros em Gaza

Parte dos brasileiros em Gaza estava até esta sexta-feira (13) no norte da região. Com a fronteira egípcia fechada, o governo os levou para uma escola e avisou Israel de que o local estava ocupado por civis.

Na quinta-feira (12), Israel, planejando bombardeios, deu 24h para a população civil deixar a parte norte de Gaza.

O governo do Brasil buscou uma logística para transportar em segurança os brasileiros até o sul de Gaza. De ônibus, eles chegaram lá neste sábado. E agora aguardam a passagem para o Egito.

Por g1 — Brasília

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados