Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Lula perde força e aparece empatado com nomes da direita em nova pesquisa da Genial/Quaest

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Levantamento revela disputa acirrada do petista com Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro e Ratinho Júnior

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 5, mostra o presidente Lula empatado tecnicamente, nas simulações de segundo turno, com quatro nomes da direita cotados para concorrer ao Palácio do Planalto em 2026. Num eventual embate com Jair Bolsonaro, os dois marcariam 41%, mas, a não ser que haja uma reviravolta jurídica ou no Congresso, o ex-presidente não poderá disputar eleições até 2030, porque está inelegível.

Lula e Tarcísio de Freitas: obra em São Paulo terá investimentos dos governos federal e estadual (Ricardo Stuckert – PR/Divulgação)

Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, Lula está em situação de empate com o governador Tarcísio de Freitas (41% a 40%), com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (43% a 39%) e com o governador Ratinho Júnior (40% a 38%).  No levantamento anterior, realizado em março, o petista ainda tinha uma vantagem nas simulações de segundo turno e venceria Tarcísio e Michelle por seis pontos e Ratinho Junior por sete.

“Pela primeira vez, a rejeição ao governo está se transformando em rejeição eleitoral a Lula, alavancando as candidaturas dos potenciais herdeiros de Bolsonaro. O eleitor passou a conhecer melhor nomes como Tarcísio, Ratinho e Romeu Zema (governador de Minas), e começa a tê-los como opção na eleição presidencial”, diz o cientista político Felipe Nunes, CEO da Quaest.

Situação dos presidenciáveis

Por enquanto, apesar de seu desgaste de imagem, Lula ainda tem o maior potencial de votos entre os possíveis candidatos. Do total de entrevistados, 47% disseram que conhecem e votariam nele, percentual superior ao de Tarcísio (23%), Michelle (29%) e Ratinho Junior (17%).

Os dois governadores têm marcas menores porque são menos conhecidos. A rejeição a ambos é de 32%, dezesseis pontos a menos do que a de Lula e a de Michelle Bolsonaro. Quem continua a liderar nesse quesito é o inelegível Jair Bolsonaro, com 53%.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Última etapa da Transcerrados atinge 50% de conclusão e deve ser entregue no início de 2026

A Transcerrados se estende desde o entroncamento da PI-247 (em Sebastião Leal), passando pelo entroncamento da PI-262 (na Serra...

Comandante da PM de Guadalupe alerta: menores continuam pilotando motos e pais serão responsabilizados

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Em entrevista ao Portal Cidade Luz, o comandante da 2ª Companhia do 10º...

Litígio entre Piauí e Ceará segue sem avanço um ano após relatório do Exército ao STF

Documento com cinco propostas foi entregue ao STF em junho de 2024, mas processo segue parado e sem previsão...

Marcos Parente dá início aos festejos de sua padroeira com alvorada e bênção do padre Ronaldo Sampaio

Por Gleison Fernandes. Teve início neste domingo, 6 de julho, os tradicionais festejos em honra à padroeira de Marcos Parente,...
spot_img

Fernando Haddad defende taxação dos super-ricos durante reunião do Brics

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a defender a taxação dos super-ricos. Em discurso neste sábado, durante a...

Brasileiro é eleito presidente mundial da Igreja Adventista do 7º Dia

É a primeira vez que um sul-americano é eleito. Pela primeira vez, desde 1863, a Igreja Adventista do Sétimo Dia,...
spot_img

Posts Recomendados