Lula perde força e aparece empatado com nomes da direita em nova pesquisa da Genial/Quaest

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Levantamento revela disputa acirrada do petista com Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro e Ratinho Júnior

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 5, mostra o presidente Lula empatado tecnicamente, nas simulações de segundo turno, com quatro nomes da direita cotados para concorrer ao Palácio do Planalto em 2026. Num eventual embate com Jair Bolsonaro, os dois marcariam 41%, mas, a não ser que haja uma reviravolta jurídica ou no Congresso, o ex-presidente não poderá disputar eleições até 2030, porque está inelegível.

Lula e Tarcísio de Freitas: obra em São Paulo terá investimentos dos governos federal e estadual (Ricardo Stuckert – PR/Divulgação)

Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, Lula está em situação de empate com o governador Tarcísio de Freitas (41% a 40%), com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (43% a 39%) e com o governador Ratinho Júnior (40% a 38%).  No levantamento anterior, realizado em março, o petista ainda tinha uma vantagem nas simulações de segundo turno e venceria Tarcísio e Michelle por seis pontos e Ratinho Junior por sete.

“Pela primeira vez, a rejeição ao governo está se transformando em rejeição eleitoral a Lula, alavancando as candidaturas dos potenciais herdeiros de Bolsonaro. O eleitor passou a conhecer melhor nomes como Tarcísio, Ratinho e Romeu Zema (governador de Minas), e começa a tê-los como opção na eleição presidencial”, diz o cientista político Felipe Nunes, CEO da Quaest.

Situação dos presidenciáveis

Por enquanto, apesar de seu desgaste de imagem, Lula ainda tem o maior potencial de votos entre os possíveis candidatos. Do total de entrevistados, 47% disseram que conhecem e votariam nele, percentual superior ao de Tarcísio (23%), Michelle (29%) e Ratinho Junior (17%).

Os dois governadores têm marcas menores porque são menos conhecidos. A rejeição a ambos é de 32%, dezesseis pontos a menos do que a de Lula e a de Michelle Bolsonaro. Quem continua a liderar nesse quesito é o inelegível Jair Bolsonaro, com 53%.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Justiça do Trabalho do Piauí suspende demissão em massa na Agespisa

Foi determinada reintegração com pagamento de salários A Justiça do Trabalho suspendeu as demissões em massa de empregados da extinta...

Parada LGBT+ em SP com tema ‘envelhecer LGBT’ tem exército de leques, hino e multidão

O evento reuniu milhares de pessoas na Avenida Paulista na tarde deste domingo (22). A cantora Ludmilla foi a...

‘Somos uma família igual a todas as outras em muitos aspectos’, diz jovem na Parada LGBTQIA+

A 29ª edição da Parada LGBTQIA+ aconteceu na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo, 22 Celebrar pela primeira vez...

Qual é a semente que promove a saúde celular, protege o coração e reduz a inflamação?

Além de nutritivas, possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias As sementes de girassol são um alimento pequeno, mas poderoso, repleto de...
spot_img

Banco do Nordeste ultrapassa R$ 1 bilhão em crédito para o Programa Acredita no Primeiro Passo

Ação já beneficiou mais de 112 mil pessoas inscritas no Cadastro Único que desejam empreender, sendo 68% mulheres, somente...

O recado ‘evangélico’ de Claudia Leitte aos ao público gay

Cantora fez show na Micareta da San, em São Paulo Claudia Leitte está à frente de uma polêmica mais uma vez....
spot_img

Posts Recomendados