A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de abril e ouviu presencialmente mais de 2 mil pessoas.
Um levantamento divulgado nesta terça-feira (22) pelo Instituto Paraná Pesquisas indica que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mesmo estando inelegível, lidera a corrida presidencial para 2026 em diferentes cenários, superando o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tanto no primeiro quanto no segundo turno.

No primeiro cenário, com seis candidatos na disputa, Bolsonaro aparece com 38,5% das intenções de voto, enquanto Lula tem 33,3%. Em um segundo cenário, que testa a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) contra Lula, os dois registram empate técnico: o petista aparece com 33,7% e Michelle com 31,7%.
Já em um terceiro cenário, Lula lidera as intenções de voto contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mostrando vantagem do atual presidente nesse embate específico.
Em outro cenário simulado — o quinto considerado pelo levantamento — Bolsonaro volta a liderar com 46% das intenções de voto, enquanto Lula soma 40,4%.
Apesar de Bolsonaro estar atualmente inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seu nome continua sendo testado em pesquisas eleitorais, dado seu protagonismo no cenário político nacional.
Ficha técnica
A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de abril e entrevistou presencialmente mais de 2 mil pessoas em 160 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.