Tarciana deve ser a primeira presidente mulher nos 214 anos de história do banco estatal
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai convidar Tarciana Medeiros para ser a primeira presidente mulher do Banco do Brasil, apurou o Estadão/Broadcast. Para a Caixa Econômica Federal, Lula deve convidar Rita Serrano para ser presidente. A expectativa é que os nomes sejam confirmados ainda hoje.
Tarciana é representante gerente executiva na área de Clientes e Soluções para Pessoas Físicas do Banco do Brasil. Será a primeira vez em 214 anos da história do Banco do Brasil que a instituição será presidida por uma mulher. Já Serrano é representante dos funcionários no conselho de administração da Caixa.
Lula deve se encontrar com Tarciana e Rita ainda nesta manhã no hotel em que o petista está hospedado em Brasília, acompanhados pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que liderou as tratativas para escolher o comando dos bancos públicos.
O nome de Tarciana, que está no BB desde 2000, junta-se ao de executivas como Ângela Assis, que atualmente comanda a Brasilprev, e Ana Cristina de Vasconcelos, da BB Previdência.
O atual presidente, Fausto Ribeiro, deve passar por um período de transição para a nova gestão. Após a indicação, o nome da nova presidente do BB terá de passar por instâncias internas de governança, que aferirão se atende à Lei das Estatais e às regras do próprio banco. É um processo que leva alguns dias.
A sinalização inicial da equipe de Lula era de que ele anunciaria os nomes das futuras presidentes do BB e da Caixa nesta quinta-feira, junto com os de vários ministros de seu governo. Entretanto, o anúncio dos bancos foi adiado, como mostrou o Estadão/Broadcast, e deve acontecer amanhã.
Para a Caixa, como mostrou a reportagem ontem, foram aventados nomes como os da vice-presidente de Governo, Tatiana Thomé, e da representante dos empregados no conselho de administração, Rita Serrano.
Por Eduardo Gayer/Estadão