Lula volta a dizer que é contra aborto, mas afirma que a mulher tem o “PODER” sobre seu corpo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

“Eu sou contra o aborto. Sou pai de cinco filhos, avô de oito netos, bisavô de uma bisneta, sou contra o aborto”, disse o petista à imprensa antes de começar caminhada em Guarulhos, São Paulo, nesta sexta-feira (7).

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que é contra o aborto e disse que isso não é papel de um presidente da República, mas sim do Legislativo. Lula disse ainda que a mulher tem “supremacia sobre o seu corpo”.

“Eu sou contra o aborto. Sou pai de cinco filhos, avô de oito netos, bisavô de uma bisneta, sou contra o aborto”, disse o petista à imprensa antes de começar caminhada em Guarulhos, São Paulo, nesta sexta-feira (7).

O candidato do PT, Lula, ao lado de Alckmin e Haddad durante entrevista em Guarulhos, na Grande São Paulo — Foto: Luiza Vaz/TV Globo

“E mesmo porque muitas vezes quem tem que decidir do aborto ou não é quem está grávida, normalmente é a mulher, que tem que ter mais poder de dizer se quer ou não quer. A lei existe, diz como é que pode acontecer ou não o aborto. Não é papel de um presidente da República, é papel do poder Legislativo, e sobretudo, um papel que cabe muito a gente entender que a mulher tem supremacia sobre o seu corpo”, disse.

O petista afirmou também que não precisa tratar de pautas de costume, porque não é um desconhecido pela sociedade.

“Sabe por que eu não abordo pauta de costumes? Quem tem história não precisa abordar a mesma coisa todo dia.”

Após evitar entrar de maneira mais contundente em pautas de costumes na propaganda eleitoral no rádio e na televisão no primeiro turno, a campanha do ex-presidente deve rever a estratégia no segundo turno.

Religião e aborto serão abordados em falas do petista para tentar conquistar votos de evangélicos.

Como a Folha mostrou, o ex-presidente gravou um vídeo em que se diz “a favor da vida” e contra o aborto. “Não só eu sou contra o aborto, como todas as mulheres que eu casei são contra o aborto”, afirma o petista no vídeo.

A caminhada começou às 10h40 e teve duração de cerca de uma hora. Apoiadores de Lula começaram a se concentrar em frente à Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição a partir das 9h.

Ele estava acompanhado de seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), e do candidato do PT ao Governo de São Paulo, Fernando Haddad. O vereador Eduardo Suplicy, eleito deputado estadual no domingo (2), também participou.

Antes de a caminhada começar, ao menos duas vezes um carro com apoiadores do presidente Bolsonaro passou no meio da concentração. O carro tinha bandeiras do Brasil e uma faixa com o rosto de Bolsonaro penduradas.

O ex-presidente acompanhou o trajeto em cima de uma caminhonete sem proteção no teto e nas laterais —como fez em caminhada na rua Augusta, na véspera do primeiro turno, e em São Bernardo do Campo, na quinta (6).

Desta vez, no entanto, o petista, Haddad e Alckmin, além de aliados, fizeram pequenas falas ao longo do trajeto. Lula chegou a se referir ao presidente Jair Bolsonaro (PL) como “genocida” e “mentiroso” e tratou de temas como educação, saúde e preços de alimentos e combustíveis.

Um cordão de militantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) cercou o carro de Lula ao longo do caminho.

Ao final, Lula discursou de um carro de som. Ele voltou a dizer que as pessoas precisam ficar atentas às mentiras que circulam nas redes sociais e criticou a condução do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) na pandemia da Covid-19.

“É preciso ficar muito atento às mentiras que vão chegar no Zap [WhatsApp]. Não acreditar e não repassar elas. Conversem com as pessoas. Fale que esse país não pode votar em uma pessoa que não derramou uma lágrima pelas vítimas da Covid.”

O petista disse ainda que Bolsonaro “brincou” com a pandemia. “Temos que tirar ele de lá e colocar alguém que gosta do povo.”

Por Victoria Azevedo/Folha S. Paulo

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados