Maior iceberg do mundo se desprende da Antártica

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Chamado de A-76, imenso bloco de gelo é 80 vezes maior do que Manhattan.

O maior iceberg do planeta se desprendeu da Antártica nos últimos dias, formando um pedaço de gelo flutuante tem cerca de 80 vezes o tamanho de Manhattan.

O iceberg se quebrou no lado oeste da plataforma de gelo de Filchner-Ronne, que fica no mar de Weddell, segundo informações da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) divulgadas nesta quarta-feira (19).

Maior iceberg do mundo se desprende da Antártica

O iceberg tem o formado de uma gigantesca tábua de passar roupa, medindo cerca de 170 quilômetros de comprimento por 25 quilômetros de largura, tornando o pedaço de gelo um pouco maior do que a ilha espanhola de Maiorca. 

O desprendimento do iceberg faz parte de seu ciclo natural, com grandes pedaços de gelo se quebrando em intervalos regulares. Os cientistas não relacionam este movimento com a mudança climática e, em vez disso, acreditam que está em andamento o ciclo natural de formação de icebergs na região. 

Novo iceberg, o A-76, é o maior do planeta Foto: European Space Agency

Depois de derreter, o novo iceberg não levará ao aumento do nível do mar justamente porque ele era parte de uma plataforma de gelo, da mesma forma como um cubo de gelo derretido não aumenta o nível da bebida em seu copo. 

Isso torna icebergs como este diferentes de geleiras ou mantos de gelo que são encontrados em terra e que elevam o nível do mar quando se quebram no oceano ou derretem. 

Se todo o manto de gelo da Antártica derreter, o nível do mar poderia subir em cerca de 57 metros. 

A ESA afirmou que o iceberg foi avistado pela primeira vez pelo oceanógrafo polar Keith Makinson, integrante do centro britânico de Pesquisas Antárticas, na semana passada, e foi confirmado peço Instituto Nacional do Gelo dos Estados Unidos usando imagens do satélite Copernicus Sentinel-1, da ESA.

Agora, o enorme pedaço de gelo é oficialmente conhecido como A-76. O nome pode soar um pouco enfadonho para o maior iceberg do mundo, mas é baseado na ciência. A ESA disse que os icebergs são tradicionalmente nomeados pelo quadrante antártico onde foram vistos pela primeira vez, seguido de um número e, se o iceberg se quebrar, uma letra sequencial. 

(Este é um texto traduzido. Clique aqui para ler o original, em inglês)

Ivana Kottasová, da CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

CNH do Brasil: Piauí inicia inscrições para primeira habilitação; veja como se cadastrar

Interessados podem baixar o aplicativo, realizar a inscrição e dar andamento no processo em postos da capital e interior...

Brasil recebe certificação da OMS pela eliminação da transmissão do HIV de mãe para filho

Os dados oficiais mostram uma queda de 13% no número de óbitos por AIDS entre 2023 e 2024, o...

Sine divulga vagas de emprego em Teresina, Floriano, Picos e Parnaíba; confira as oportunidades

Cadastro no Sine é obrigatório para concorrer; atendimento vai das 8h às 13h, com opções online e presenciais. O Sistema...

Fórum Comunitário do Selo UNICEF fortalece ações em defesa de crianças e adolescentes em Bertolínia

O município de Bertolínia realizou, na quinta-feira, 11 de dezembro, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, iniciativa que...
spot_img

Empréstimo de R$ 3,2 bilhões é sancionado no Piauí para reestruturação de dívidas

A lei já está em vigor desde sua publicação no Diário Oficial do Estado Por Leônidas Amorim - Colunista do...

DENÚNCIA: Lobista de sentenças fez repasses à faculdade da família do governador Rafael Fonteles e a novo desembargador

Instituição de ensino gerida pela mãe do governador diz que valores recebidos dizem respeito a patrocínio de evento; procurados,...
spot_img

Posts Recomendados