Mais de 10 mil crianças e adolescentes estão fora da escola no Piauí, aponta Unicef

-

A maioria dos casos é entre jovens de 15 a 17 anos; No Brasil 933 mil crianças ainda estão fora das salas de aula.

Dados divulgados pela plataforma Busca Ativa Escolar (BAE), da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), revelam que 10.840 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos estão fora da escola no Piauí, no Brasil são mais de 900 mil.

O levantamento mostra que a maior concentração está entre adolescentes de 15 a 17 anos, com 8.660 fora da escola. Em seguida, aparecem os anos iniciais do ensino fundamental, que concentram maiores desafios, com 1.123 crianças sem acesso às salas de aula. Entre 6 e 10 anos são 784 fora da escola, e entre 11 e 14 anos, 273.

Apesar do número crianças e adolescentes fora das escolas no Piauí, o mesmo levantamento apontou que mais de 300 mil voltaram para a sala de aula entre os anos de 2017 e 2025 mas que apesar do resultado dados do PNAD Contínua de 2024, apontam que no Brasil ainda existem 933 mil crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos fora das escolas.

No Piauí, o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Piauí (Gaepe-PI), junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), tem reforçado a importância da adesão e do uso correto do sistema da BAE que busca apoiar os municípios na reintegração de alunos à vida escolar, com prioridade para as etapas inicial e final da educação, mas também chamando atenção para as idades intermediárias, que não podem ser negligenciadas.

Em nota técnica, o Gaepe-PI apresentou nove recomendações às prefeituras para reduzir o abandono escolar. Entre elas, estão campanhas de mobilização e comunicação, acompanhamento da permanência escolar, busca ativa com base no CadÚnico, atuação dos Conselhos Municipais de Educação, apoio de instituições parceiras, implantação efetiva da BAE e articulação intersetorial.

A Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) foi procurada para esclarecimentos do número de alunos fora da sala de aula, mas até o fechamento desta reportagem não obteve retorno, o espaço segue aberto para manifestação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Georgiano Neto e Jesse James confirmam show de Pablo nas comemorações do aniversário de Guadalupe

O deputado estadual Georgiano Neto anunciou, na noite deste sábado, 13 de junho, a primeira atração confirmada para as...

Arena das Barracas recebe grande público durante shows do Dia do Vaqueiro em Guadalupe

A programação festiva do Dia do Vaqueiro reuniu um grande público na Arena das Barracas, no Bairro Cruzeta, na...

Celebração religiosa e sorteio de brindes reúnem vaqueiros de Guadalupe no Bairro Cruzeta

A programação do Dia do Vaqueiro em Guadalupe teve continuidade na manhã deste sábado, 13 de junho, com a...

Prefeito Jesse James e primeira-dama Amanda Souza recepcionam vaqueiros com café da manhã durante Dia do Vaqueiro em Guadalupe

A programação do Dia do Vaqueiro em Guadalupe começou nas primeiras horas da manhã deste sábado, 13 de junho,...

Guadalupe abre Dia do Vaqueiro com cavalgada, bênção religiosa e participação popular

A tradicional cavalgada do Dia do Vaqueiro reuniu dezenas de participantes na manhã deste sábado, 13 de junho, em...

Zé Santana projeta eleições de 2026 e diz estar otimista com pré-candidatura à Câmara Federal

O ex-deputado estadual Zé Santana afirmou estar otimista em relação às eleições de 2026 e à sua pré-candidatura a...

Dólar está mais caro do que no auge da crise do Governo Dilma

O cenário atual evidencia uma valorização considerável da divisa...

Regina Sousa vai discutir com COE volta do uso obrigatório de máscara no Piauí

Depois das eleições, assim como em todo o país,...

Você também pode gostar
Recomendado para você