Mais de 30% dos órgãos públicos em Teresina não possuem acessibilidade, diz TCE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Além disso, foi analisada as adequações necessárias dos prédios públicos quanto ao cumprimento de normas de acessibilidade.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizou um levantamento para avaliar as condições de acessibilidade dos órgãos públicos estaduais instalados em Teresina. Conforme a pesquisa, 33% das calçadas desses prédios públicos apresentam obstáculos que dificultam a mobilidade às pessoas com deficiência (PCDs). A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (9).

Foto: Divulgação

O levantamento teve por objetivo identificar barreiras físicas e comunicacionais que possam impedir o atendimento inclusivo a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, foi analisada as adequações necessárias dos prédios públicos quanto ao cumprimento de normas de acessibilidade.

Dados apontam que 66% dos prédios públicos estaduais não possuem piso tátil, recurso essencial para que deficientes visuais possam transitar por tais locais com maior facilidade. O documento aponta, ainda, que 85% deles não dispõem de material em braile.

O relatório da Corte de Contas evidenciou ainda que mais de 70% dos prédios não possuem atendentes com formação em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A Libras tem como premissa auxiliar que deficientes auditivos possam se comunicar, proporcionando inclusão e cidadania ao público-alvo.

Outro problema destacado foi a inadequação das vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência. Aproximadamente 33% dos órgãos não possuem sinalização adequada para essas vagas e tampouco garantem o espaço necessário ao lado delas para circulação com cadeira de rodas.

Investimentos em acessibilidade

Embora existam leis que garantam a acessibilidade, a Corte de Contas informou que muitas instituições estaduais ainda estão longe de propor um acesso pleno e inclusivo às pessoas com deficiência. Além disso, a falta de serviços e infraestrutura adequada dificultam a vida das pessoas que necessitam de condições especiais. Diante disso, é ressaltado pelo TCE-PI a importância de investimentos e ajustes para garantir acesso aos serviços públicos em favor das pessoas com deficiência.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Programa de Alfabetização na Idade Certa fortalece educação infantil e projeta alcançar 80% das crianças da rede pública piauiense

Com a adesão dos 224 municípios e abrangendo 100% das secretarias municipais, o PPAIC se consolidou como a maior...

Programação em alusão ao Dia do Piauí será realizada em Teresina e Parnaíba nos dias 16, 18 e 19 de outubro

Segundo o governo estadual, as atividades iniciam na Capital, no dia 16 de outubro, com um culto em Ação...

Júlio César diz que cabe aos vereadores do PSD decidir se vão para base de Silvio Mendes

O presidente do PSD confirmou que já se reuniu com Silvio após as eleições, mas segundo ele, não trataram...

Homem é brutalmente assassinado com disparos de arma de fogo em Picos

Este é o 16º homicídio registrado na cidade de Picos em 2024. No início da tarde desta sexta-feira (11/10), um...
spot_img

Ciro Nogueira apresenta projeto contra o que chama de pesquisas fraudulentas

O senador citou o caso de Teresina, onde resultados das pesquisas foram muito diferentes dos resultados nas urnas. O senador...

Joel Rodrigues é convidado a fazer parte da comissão de transição de Silvio Mendes; veja nomes confirmados

O grupo será liderado pelo vice-prefeito eleito, Jeová Alencar. O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), anunciou nesta sexta-feira...
spot_img

Posts Recomendados