Mais de 500 mil filhotes de tartarugas nascem em praias do Piauí em uma semana e são liberados ao mar

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Somente este ano, 7 mil animais da espécie nasceram nas praias piauienses. A expectativa é que mais de 15 mil filhotes sejam liberados ao mar este ano.

Mais de 500 filhotes de tartarugas-de-pente foram liberados ao mar em Luís Correia, no Litoral do Piauí, durante ação do Instituto Tartarugas do Delta. Somente este ano, 7 mil animais da espécie nasceram nas praias piauienses.

Segundo a bióloga Werlanne Magalhães, vice-presidente do Instituto, 185 mil ninhos foram registrados entre as Praias de Atalaia e Macapá. A expectativa é que mais de 15 mil filhotes sejam liberados ao mar este ano.

Nesta sexta-feira (22), o Instituto acompanhou o nascimento e liberação ao mar de 136 filhotes na Praia do Coqueiro pela manhã e 122 filhotes no turno da tarde na Praia Peito de Moça. A ação foi acompanhada por crianças.

Werlanne explicou que os voluntários do Instituto fazem o monitoramento das praia, registros dos terrenos e acompanham os ninhos até o momento do nascimento, que dura cerca de 50 a 60 dias.

“É importante não somente monitorar os ninhos, mas presenciar o nascimento, que pode ser atrapalhada por alguns fatores, como a ida do filhote para o lado contrário e a presença de outros animais. O objetivo é garantir que maior número de tartarugas sigam para o mar”, explicou.

Até o mês de maio há possibilidade de mais nascimentos, desta vez na Praia Pedra do Sal, em Parnaíba, com filhotes de tartarugas da espécie couro e oliva.

Falta financiamento

A bióloga destacou que o monitoramento dos ninhos pode deixar de ser feito por falta de financiamento. Os integrantes do Instituto têm trabalhado de forma voluntária.

Este mês, eles contaram com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para custear o combustível das equipes durante visitas nas praias.

“Todo o trabalho é voluntário. Próximo mês não tem apoio financeiro para manter o monitoramento. Não sabemos como isso será possível”, comentou Werlanne.

Com informações do G1 Piauí

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí tem a menor taxa de casamentos do Brasil, diz IBGE

Estado registrou queda de mais de 11% em relação a 2023; maioria das uniões é entre pessoas de sexos...

Comissão do Senado aprova PEC do fim da escala 6×1

Proposta prevê repouso semanal de dois dias para trabalhadores e a redução gradual para a jornada de 36 horas...

Com apoio do vereador Felipe Vieira, Câmara recebe estudo acadêmico sobre bairros de Floriano

A sessão desta segunda-feira (08) da Câmara Municipal de Floriano contou com a participação da estudante de Direito Maria...

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao...
spot_img

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...
spot_img

Posts Recomendados