Mais de 500 mil filhotes de tartarugas nascem em praias do Piauí em uma semana e são liberados ao mar

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Somente este ano, 7 mil animais da espécie nasceram nas praias piauienses. A expectativa é que mais de 15 mil filhotes sejam liberados ao mar este ano.

Mais de 500 filhotes de tartarugas-de-pente foram liberados ao mar em Luís Correia, no Litoral do Piauí, durante ação do Instituto Tartarugas do Delta. Somente este ano, 7 mil animais da espécie nasceram nas praias piauienses.

Segundo a bióloga Werlanne Magalhães, vice-presidente do Instituto, 185 mil ninhos foram registrados entre as Praias de Atalaia e Macapá. A expectativa é que mais de 15 mil filhotes sejam liberados ao mar este ano.

Nesta sexta-feira (22), o Instituto acompanhou o nascimento e liberação ao mar de 136 filhotes na Praia do Coqueiro pela manhã e 122 filhotes no turno da tarde na Praia Peito de Moça. A ação foi acompanhada por crianças.

Werlanne explicou que os voluntários do Instituto fazem o monitoramento das praia, registros dos terrenos e acompanham os ninhos até o momento do nascimento, que dura cerca de 50 a 60 dias.

“É importante não somente monitorar os ninhos, mas presenciar o nascimento, que pode ser atrapalhada por alguns fatores, como a ida do filhote para o lado contrário e a presença de outros animais. O objetivo é garantir que maior número de tartarugas sigam para o mar”, explicou.

Até o mês de maio há possibilidade de mais nascimentos, desta vez na Praia Pedra do Sal, em Parnaíba, com filhotes de tartarugas da espécie couro e oliva.

Falta financiamento

A bióloga destacou que o monitoramento dos ninhos pode deixar de ser feito por falta de financiamento. Os integrantes do Instituto têm trabalhado de forma voluntária.

Este mês, eles contaram com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para custear o combustível das equipes durante visitas nas praias.

“Todo o trabalho é voluntário. Próximo mês não tem apoio financeiro para manter o monitoramento. Não sabemos como isso será possível”, comentou Werlanne.

Com informações do G1 Piauí

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Justiça Federal pode barrar candidatura de Kalume em Floriano

O Ministério Público Federal (MPF) reforça o pedido de condenação do deputado, destacando a importância de garantir a integridade...

Defesa Civil e Seplan vão elaborar planos de contingência para riscos e desastres no Piauí

O planejamento tem como objetivo atender toda a população piauiense e, principalmente, os municípios que mais sofrem com áreas...

Governo testa novo sistema de alerta de emergências climáticas para celulares

Chamado “Cell Broadcast”, o sistema de segurança vai entrar em vigor no segundo semestre deste ano, ainda sem data...

Auxílio reconstrução para RS pode começar a ser pago neste mês, diz ministro Paulo Pimenta

Portaria que regulamenta benefício de R$ 5,1 mil para afetados por enchentes no Rio Grande do Sul deve ser...
spot_img

Governo Lula zera imposto para importação de três tipos de arroz até dezembro

Medida tem como objetivo garantir abastecimento e evitar alta nos preços após enchentes atingirem o Rio Grande do Sul,...

Candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção no Enem

Medida deve beneficiar cerca de 40 mil estudantes O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que todos os candidatos do...
spot_img

Posts Recomendados