Mais de um milhão de piauienses tomaram a dose de reforço, diz Sesapi

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O estado do Piauí atingiu a marca de 1.016.408 milhão de piauienses vacinados com a dose de reforço contra a covid-19, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) desta segunda-feira (7).

A dose de reforço está disponível para toda população acima de 18 anos, que recebeu a segunda dose há 4 meses. Quem se contaminou com o novo coronavírus deve esperar 30 dias após a confirmação da infecção para receber a terceira dose. Já no caso de gestante e puérperas, acima de 18 anos, precisam esperar 45 dias após o parto para tomar sua dose complementar.

Cada município possui o próprio cronograma de vacinação, por isso a população deve ficar atenta sobre a disponibilização da vacina.

“A terceira dose ou dose de reforço vem para proporcionar o aumento da quantidade de anticorpos circulantes no organismo, por isso é fundamental que os piauienses, que tomaram sua segunda dose há quatro meses ou mais, procurem os postos de saúde de seu município e tomem sua dose de reforço”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto.

Quarta dose

Para os imunossuprimidos, já está disponível a aplicação da quarta dose, que deve ser realizada com o imunizante Pfizer. Estão incluídos no grupo pessoas com imunodeficiência primária grave, em tratamento quimioterápico, que fizeram algum tipo de transplante de órgãos ou de células tronco, que vivem com HIV/AIDS ou realizam hemodiálise.

Para o restante da população não existe ainda uma previsão sobre a aplicação da dose, já que não existe um posicionamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a necessidade dessa dose para a população.

No Brasil o Ministério da Saúde liberou a aplicação apenas para imunossuprimidos acima dos 18 anos e pessoas idosas.

“Estudos mostram uma redução na efetividade dos imunizantes a partir de quatro meses após a conclusão do ciclo vacinal e na necessidade de reforçar a imunidade em grupos que são mais vulneráveis aos casos graves da covid-19. Por isso a necessidade de uma quarta dose para complementar a proteção desse grupo”, disse o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.

Com informações do Cidade verde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeita Neidinha Lima e secretária Elieide Barbosa entregam premiações das competições alusivas ao Dia do Trabalhador

Ciclismo, corridas de velocidade e resistência, canoagem e torneio de vôlei foram realizados. A Prefeitura de Guadalupe realizou mais um...

Gestão do prefeito Antônio Reis inaugura pavimentação da Rua Nauzica Borges no Irapuã II

Antônio Reis enfatizou durante o ato que a mobilidade urbana traz benefícios diversos à população, que pode transitar...

Prefeitura de Guadalupe celebra Dia do Trabalhador com várias modalidades esportivas no Balneário Belém Brasília

A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria de Esportes, promoveu uma série de atividades esportivas em comemoração ao...

Piauí envia 10 bombeiros para socorrer vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

Chegou a 66 o número de pessoas mortas pelas fortes chuvas no estado gaúcho. O Governo do Piauí encaminhou ajuda...
spot_img

Rafael Fonteles projeta para Fábio Novo “a maior votação da história de Teresina”

A apresentação do plano de governo do pré-candidato a prefeito Fábio Novo reuniu mais de 20 mil pessoas no...

Papa Francisco pede oração pela população do Rio Grande do Sul

O portal do Vaticano também compartilhou depoimento de Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre. Durante a oração do Regina...
spot_img

Posts Recomendados