A declaração do prefeito ocorreu após protestos dos trabalhadores em educação, em protesto contra atrasos de salários.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica no Estado do Piauí (Sinte) reagiu às declarações do prefeito Mão Santa, de Parnaíba, que ao comentar passeata realizada em protesto ao atraso no pagamento de salários de aposentados da educação, se referiu às professoras do município como “galinhas cacarejadoras”.
No vídeo, publicado no canal do Extra Parnaíba, no Youtube, o prefeito fala de forma enérgica, bate na mesa por diversas vezes e recorre ao tempo em que foi governador para dizer que trabalhou pela categoria. “Não adianta cacarejar, os fracassados (…) Mas continuamos na nossa destinação, eu, o pai das professoras do Piauí. Eu que dei a elas a universidade para ser licenciatura curta, e plena. Dava dinheiro, dinheiro, bolsas para elas cursarem”, diz.
Mão Santa continua, afirmando que os protestos não irão lhe intimidar. “Não vai me intimidar, galinhas cacarejadoras. A verdade prevalece, a verdade vence a mentira. o saber vence a ignorância, e atentai bem, continuando, o nosso respeito pelas professoras. Queremos melhorar, não está a educação que eu sonhei”.
Para o Sinte, a postura do prefeito é “repugnante e lamentável”. Na nota, o sindicato lembra ainda outras ocasiões em que Mão Santa destratou as professoras. “Não é a primeira vez que tal fato acontece, Mão Santa, durante uma solenidade numa escola, chegou a chamar as professoras de ladras e vagabundas, e agora de ‘galinhas cacarejadoras'”.
O sindicato também questiona os atrasos, “prática constante no município de Parnaíba desde que o gestor Mão Santa assumiu a prefeitura em 2016”, e diz que vai tomar as medidas cabíveis para evitar abusos contra os trabalhadores em educação.
Com informações do 180graus
Edição Portal Cidade Luz