Um grupo de parlamentares representa o Brasil na viagem ao país asiático.
Em viagem oficial à Índia, um grupo de senadores brasileiros busca a assinatura de um termo de cooperação entre os dois países para acelerar a transição energética do petróleo para o etanol e buscar alternativas sustentáveis à mobilidade urbana do Brasil. O senador piauiense, Marcelo Castro (MDB-PI), é o chefe da delegação.
O petróleo é uma das principais matrizes energéticas utilizadas pelos países na produção de combustível para veículos. Entretanto, o recurso possui alto índice de poluição. Já o etanol, feito à base de cana-de-açúcar, é visto como alternativa sustentável aos combustíveis fósseis.
Segundo o parlamentar piauiense, um dos principais focos do encontro é reduzir a emissão de gases poluentes no trânsito. “Estamos na Índia, em missão oficial, e viemos aqui tratar da questão energética, envolvendo todo o mundo, principalmente, o uso do etanol. A Índia está se destacando muito com isso, imitando o Brasil, que já fez o seu programa de etanol há muitos anos”, disse.
A comitiva brasileira, também composta pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), participou do seminário Sustentainable Mobility: Ethanol Talks Special Edition, na quinta-feira (20), com representantes das indústrias dos países do G20 – grupo formado pelas 20 maiores potências econômicas mundiais.
Na terça-feira (18), os senadores se reuniram com ministros indianos dos Transportes e o das Relações Exteriores. A comitiva deve permanecer no país até o dia 27 de julho.
“A Índia se torna um parceiro especial para nós porque somos grandes produtores de cana-de-açúcar, produtores de açúcar, temos problemas em comum, e o Brasil começou o seu programa de etanol há 50 anos, aproximadamente”, destacou Castro.
Fonte: Agência Senado