Marcelo Castro critica pesquisas, mas não assina CPI até o momento

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

“É lícito você supor que estava fazendo pesquisa delivery, sob encomenda, e isso não é correto”, disse o senador.

O senador Marcelo Castro (MDB) criticou, nesta segunda-feira (10), o resultado das pesquisas eleitorais realizadas no primeiro turno das eleições no Piauí. Segundo ele, a disparidade entre o resultado das pesquisas e o total de votos obtidos pelos então candidatos Rafael Fonteles (PT) e Silvio Mendes (União Brasil), levanta a suspeita de que as pesquisas tenham sido feitas por encomenda.

Marcelo Castro – Foto: Agência Senado

“No dia 12 de setembro, o instituto de pesquisa coloca o Sílvio na frente do Rafael, com 20 pontos, era 54 a 36, e 18 dias depois, às vésperas da eleição, colocava Silvio com 48 e Rafael com 47, um empate técnico, com o Sílvio caindo sete pontos e o Rafael subindo 13 pontos. Quem analisa pesquisa, sabe que isso não acontece”, avaliou o senador.

Para o emedebista, não houve nenhum evento extraordinário que justificasse a oscilação de resultados em tão pouco tempo. “O que foi que aconteceu de extraordinário pro Sílvio Mendes cair na reta final da campanha? Nada. Aquilo se chama ajustar números para a vergonha ser menor, colocar um empate técnico quando Rafael ganhou de 57 a 41. Errou por 17 pontos, completamente fora da margem de erro. Então, é lícito você supor que estava fazendo pesquisa delivery, sob encomenda, e isso não é correto”, destacou.

Apesar disso, o senador revelou que ainda não decidiu se irá apoiar a criação da CPI das Pesquisas Eleitorais no Senado. Até o momento, momento 29 senadores, inclusive, a senadora piauiense Eliane Nogueira, já assinaram favoravelmente pela investigação.

“Não sei se é o caso de CPI, mas as pesquisas eleitorais precisam de uma normatização. A CPI está em um jogo político, mas nós precisamos nos debruçar [sobre as pesquisas eleitorais] para ter uma normatização”, finalizou.

Como o Portal O Dia informou com exclusividade, o Piauí foi o Estado do Brasil que mais realizou pesquisas eleitorais em 2022. Apesar de ter apenas 1,6% do eleitorado brasileiro, com R$ 2,5 milhões de eleitores, o Estado realizou, até o dia 30 de setembro, 143 pesquisas de intenção de voto para as eleições gerais de 2022.

As informações são do Portal O Dia

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo descumpre ação movida pelo PP e TJ-PI determina suspenção cobrança de ICMS sobre energia solar

Decisão do desembargador Sebastião Ribeiro Martins beneficia consumidores piauienses O Tribunal de Justiça do Piauí determinou, nesta terça-feira (9), a...

“Vence a agiotagem”, diz ministro Boulos sobre taxa Selic em 15% ao ano

Esta é a quarta reunião consecutiva que o colegiado mantém a taxa básica de juros no atual patamar. Boulos...

Câmara salva mandato de Glauber Braga e suspende o parlamentar ao invés de cassá-lo

Na terça-feira (9), o deputado foi retirado à força da cadeira da Presidência na Mesa Diretora após se negar...

Contribuintes têm até segunda (15) para garantir descontos de até 95% em multas e juros pelo Refis 2025

O programa possibilita que pessoas físicas e jurídicas regularizem pendências fiscais com condições especiais referentes a ICMS, IPVA, ITCMD...
spot_img

Piauí tem a menor taxa de casamentos do Brasil, diz IBGE

Estado registrou queda de mais de 11% em relação a 2023; maioria das uniões é entre pessoas de sexos...

Comissão do Senado aprova PEC do fim da escala 6×1

Proposta prevê repouso semanal de dois dias para trabalhadores e a redução gradual para a jornada de 36 horas...
spot_img

Posts Recomendados