Marcelo Castro diz que Baleia Rossi representa independência na Câmara Federal

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O senador e tesoureiro do MDB-PI, Marcelo Castro, avalia o nome do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa da presidência da Câmara Federal como uma liderança política que não fará oposição aos poderes e será independente. Nesta sexta-feira (08), o parlamentar paulista visita o Piauí no lançamento oficial da candidatura. 

“Ele representa o sentimento muito forte que existe em todos os parlamentos do mundo e muito em especial no Brasil: o sentimento de um parlamento autônomo, independente, que seja afirmativo e não seja necessariamente um parlamento em oposição aos poderes executivo e judiciário, respeitando o que está na nossa Constituição que diz que os poderes independentes, mas harmônicos entre si”, declarou o senador piauiense. 

Senador Marcelo Castro (MDB-PI) Foto: Luis Macedo

Em entrevista ao Notícia da Manhã, Marcelo Castro destacou ainda a importância do legislativo na fiscalização dos atos dos outros poderes, mas frisa que isso deve ser feito “sempre em harmonia, procurando o diálogo, a conjugação de esforços em favor do Brasil que precisa urgentemente sair dessa crise”. 

“A harmonia e a independência são preceitos constitucionais que têm que andar juntos. Para o todo andar bem é importante essa harmonia, que um não fique jogando pedra no outro, mas que cada um respeite o espaço do outro. Quando há uma intromissão de um poder no outro, isso nunca é bem visto. O Baleia representa esse sentimento de que sendo eleito presidente da Câmara, a Câmara continue com sua independência, autonomia, valorização do legislativo, sem assumir posição antogônica a qualquer um dos poderes, reforçando sempre a harmonia e a boa convivência. Acho que o Baleia é a pessoa talhada para o momento que estamos vivendo no Brasil que, evidentemente, precisamos de paz e harmonia para que as coisas funcionem bem”, disse Castro. 

Questionado se a união de partidos em torno da eleição de Baleia Rossi representa um cenário para a disputa presidencial em 2022, Marcelo Castro disse que “ninguém pode prever o futuro”. 

“O que está bastante nítido é de que a candidatura do Baleia é uma candidatura da Câmara, para a Câmara, pela Câmara. É uma afirmação do legislativo, sem no entanto ser antagonismo a nenhum dos poderes”, reitera o senador piauiense. 

Graciane Sousa/Cidadeverde.com

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Justiça mantém prisão domiciliar e afastamento da vereadora Tatiana Medeiros de suas funções na Câmara

Decisão unânime mantém tornozeleira eletrônica e impede retorno da parlamentar ao cargo; julgamento deve ser concluído apenas em 2026. A...

Câmara de Jerumenha aprova PPA, LOA e outros projetos do Executivo por unanimidade

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha realizou, na noite desta terça-feira, 16 de dezembro,...

Concurso Seduc: publicado edital com salários de R$ 5 mil para professor no Piauí; confira

As inscrições começam no próximo dia 22 de dezembro e vão até o dia 20 de janeiro de 2026. Foi...

Cerca de 73% dos professores serão beneficiados pelo novo Imposto de Renda da Pessoa Física

Pelo menos 1,5 milhão de docentes da educação básica terão mais renda disponível e cerca de 620 mil deixam...
spot_img

Brasil pode ter seu 1º lançamento orbital da história nesta semana

Nesta quarta (17), a empresa sul-coreana de serviços de lançamento de satélites, INNOSPACE, anunciou o reagendamento do lançamento de...

Júlio César recebe apoio de Lula e avança projeto ao Senado em 2026

Encontro no Planalto fortalece aliança com Rafael Fonteles e articulação da base no Piauí. O cenário político para as eleições...
spot_img

Posts Recomendados