Eleições 2022.
O senador Marcelo Castro (MDB) afirmou que a candidatura do secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, deverá ser alinhada à imagem do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para garantir êxito nas eleições de outubro ao Governo do Piauí.

Em entrevista ao ClubeNews, nesta segunda-feira (21), o senador explicou que historicamente os políticos piauienses de esquerda estiveram inclinados ao nome de Lula. Assim, de acordo com ele, o estado elegeu governadores e senadores aliados do PT por quase 20 anos.
“Aqui no Piauí e no Nordeste tem acontecido um fato que tem sido preponderante nas eleições, o chamado fator Lula. Todos os governadores do Nordeste ou são do PT ou são aliados do PT. Todos os governadores do Piauí e senadores que foram eleitos de 2002 para cá estavam no palanque do Lula. Nesse campo político, o Lula é o grande comandante”, destacou.
Fator Lula
A projeção de Marcelo Castro é que Fonteles, pré-candidato ao Governo, conquiste maior aceitação conforme o período eleitoral, embora não tenha descartado a possibilidade de um novo cenário.
“O mais normal é você apostar naquilo que é mais provável e que vem acontecendo. Quando você faz uma pesquisa, quando o Rafael tem o apoio do Lula há um crescimento. Então, tem sido assim. Claro que não pode se concretizar, mas é uma tendência muito forte”, arrematou.