“Conversamos olho no olho como fazemos entre amigos e pessoas que se respeitam”, disse o governador.
Em notas divulgadas no início da tarde deste sábado, o governador Wellington Dias (PT), a deputada federal, Margarete Coelho (Progressistas), e a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro, confirmaram o que já vinha sendo especulado na imprensa: Margarete Coelho rompeu com o governo e vai para a oposição junto com outras lideranças do Progressistas e a irmã de Margarete, Sádia Castro, não é mais secretária.
Aliada de primeira hora e amiga do governador Wellington Dias desde a eleição de 2014, quando se elegeu vice-governadora na chapa encabeçada pelo PT, Margarete Coelho será candidata a deputada federal nas eleições do ano que vem.
Nota do governador:
“Hoje conversamos, como gente grande, eu, a deputada federal Margarete e a Secretária do Meio Ambiente Sádia Castro. Olho no olho como fazemos entre amigos e pessoas que se respeitam, ficou acertado que ela permanecerá no PP, onde coloca o seu nome para Câmara dos Deputados.
Da minha parte tenho gratidão por tudo que vivemos juntos e trabalhamos juntos pelo Piauí, e seguiremos a vida com muito respeito e preservando a amizade entre eu e ela e nossas famílias.
Reconheço de ontem e de hoje as suas qualidades como importante liderança do Piauí e que se destaca a nível nacional.
À Secretária Sádia, meu agradecimento por poder contar com seus conhecimentos técnicos e dedicação, que permitiram importantes avanços, que reconheço e são muitos, na Secretaria do Meio Ambiente. Acertamos, pela complexidade da área que contarei com ela e equipe atual para uma transição, evitando descontinuidade nos projetos e serviços que a SEMAR presta às pessoas físicas e jurídicas.
Cuidarei para seguir com o plano traçado para novas conquistas necessárias para o Desenvolvimento Sustentável do Piauí.
Desejo muitas bênçãos de Deus para Margarete e Sádia nos seus planos futuros.
Obrigado”.
Nota da deputada Margarete Coelho:
“Hoje, após uma longa, franca e sincera conversa com o governador Wellington Dias, decidimos que a nossa participação no seu governo se encerra com a saída da Sádia Castro da Secretaria do Meio Ambiente. Agradecemos a oportunidade de contribuirmos com a sua gestão em uma das pastas mais estratégicas para o desenvolvimento do nosso estado.
Acredito, fortemente, que conseguimos cumprir a missão que nos foi dada e hoje a SEMAR está pronta para o desafio que é conjugar o equilíbrio entre crescimento econômico e preservação ambiental. Saímos do Governo, mas continuaremos trabalhando firmemente pelo Piauí. É isto que nos move na vida pública.
Seguiremos diferentes caminhos políticos, mas preservaremos o respeito e a amizade sincera que construímos durante todos esses anos. Tenho com o cidadão Wellington Dias uma sólida amizade, fundada no respeito e na admiração, sentimento esses que se estendem às nossas famílias.
Agradeço a confiança, o carinho e o respeito com os quais sempre fui tratada, mas chegou a hora de encararmos novos desafios por nosso estado e por nossa gente. Sigamos, que o caminho se faz é na caminhada.
Nota da ex-secretária Sádia Castro:
“Movida pelo sentimento de enorme gratidão e respeito, conversei com o Governador Wellington Dias e comuniquei que considero ter cumprido meu dever e encerrado a missão na Secretaria de Meio Ambiente.
Reconheço o valor da oportunidade que me foi dada para conduzir um órgão de crucial importância estratégica para o desenvolvimento de nosso Estado. Ensinei muita coisa, aprendi outras tantas. Aprendi muito sobre o Piauí!
Sinto-me segura em dizer que durante esses dois anos, com o esforço e a parceria de uma equipe comprometida, a SEMAR deu importantes e seguros passos a frente, de maneira a colocar a gestão ambiental do Piauí entre uma das mais eficientes do Brasil, apesar das deficiências material e de pessoal.
Da mesma maneira, compraz-me reconhecer o quanto fui bem tratada e acolhida pelo Governador Wellington Dias e toda a sua equipe. Sempre!
Durante esses quase dois anos e meio busquei um caminho que promovesse o equilíbrio entre a gestão técnica e a gestão política, entre o crescimento econômico e a preservação ambiental. Para tanto, fortaleci e dei protagonismo ao excelente quadro de auditores(as) fiscais ambientais da casa e somei a isso uma equipe vigorosa de profissionais qualificados e experientes que levei comigo.
Dessa forma, as ações foram sendo executadas movidas por um grupo trabalhador, esperançoso e com um forte desejo de acertar.
Muito, ainda precisa ser feito e, certamente, será. O Piauí está no foco dos grandes investidores das energias renováveis e por que não de dizer, da monetização de nossos ativos ambientais. Recursos naturais vigorosos e preservados são fortes candidatos a produzir volumosos ativos econômicos, o que traz consigo geração de emprego e melhoria da vida das pessoas. Estamos em um belo caminho sem volta e essa trilha passa, inevitavelmente, pelo fortalecimento do órgão ambiental. Passos importantes foram dados em nossa gestão, agora é só manter o ritmo.
Ao Governador, Wellington Dias, muito obrigado pela confiança e pelo carinho!
Sigamos, há muita vida pela frente!”
Por Paulo Pincel