A Maria Isabel piauiense será um dos destaques do “Cozinha Show”, espaço que fará parte das atividades do Salão Nacional do Turismo, que iniciou na nesta sexta-feira (15), em Brasília.
O evento traz uma programação diversificada. Além dos inúmeros roteiros que serão apresentados nos corredores das experiências, também estarão em destaque a gastronomia local dos estado. No “Cozinha Show”, os visitantes poderão participar e aprender com chefs renomados diferentes pratos da culinária brasileira. Ao todo serão apresentadas 27 receitas.
Repleta de identidade, simbolismo e com um sabor marcante, a Maria Isabel é uma comida típica do Piauí feita à base de carne de sol picada e frita, cozida junto com o arroz. Sobre seu nome, tem-se algumas teorias, entre elas está a de que Maria e Isabel seriam os nomes das filhas de uma cozinheira anônima e criadora da receita.
Para o diretor de Eventos e Patrocínios da Secretaria do Turismo (Setur), José Neto Monteiro, essa é uma oportunidade única de mostrar que, além das belezas naturais, o Piauí tem uma rica gastronomia. “Não é à toa que quando falamos no Piauí falamos em cores e sabores, envolver os sabores do Nordeste traz uma sensação ainda maior de aconchego para quem nos visita. É, literalmente, o gostinho de quero mais que deixamos aos turistas, com a oportunidade de vivenciar todas as experiências inesquecíveis e nossa Maria Isabel é uma delas”, frisa Monteiro, acrescentando que o evento tem entrada gratuita e segue até o domingo (17).
Tem sabor de Piauí
No evento, a Setur disponibilizará material gráfico da publicação “Tem Sabor de Piauí”, desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação do Estado. O material traz riquezas gastronômicas e toda pluralidade da gastronomia piauiense. Na revista, é possível conhecer um pouco de algumas preparações e insumos que são bastante consumidos no Piauí e têm ligação profunda com a identidade do povo piauiense, incluindo a deliciosa Maria Isabel.