Matrículas na educação especial aumentam 44% no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em 2024, foram mais de 40 mil alunos matriculados na educação especial.

O número de matrículas na educação especial da educação básica no Piauí apresentou um crescimento expressivo entre os anos de 2022 e 2024. Segundo dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), o estado registrou um aumento de 44,21% no número de estudantes matriculados nessa modalidade de ensino nos últimos três anos, passando de 27.999 em 2022 para 40.378 em 2024.

Com um total de 40.378 alunos matriculados na educação especial em 2024, os dados revelam a seguinte distribuição por tipo de deficiência ou condição específica: 48% são estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), 44% com deficiência intelectual, 6,9% com deficiência física, 2,0% com deficiência auditiva e 0,7% com surdez.

A pesquisa, conduzida anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com secretarias estaduais e municipais de educação, escolas públicas e privadas, traça um panorama detalhado da educação básica em todo o país.

Dados gerais da educação básica no Piauí

Além do crescimento na educação especial, o Censo Escolar 2024 mostra que o Piauí possui cerca de 830 mil matrículas na educação básica. A maioria está na educação regular, com aproximadamente 716 mil alunos, incluindo 155 mil na educação infantil (64 mil em creches e 91 mil na pré-escola), 430 mil no ensino fundamental e 130 mil no ensino médio. O estado também conta com cerca de 100 mil matrículas na educação profissional e 88 mil na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Quanto à localização, a maior parte dos estudantes está na zona urbana, com cerca de 654 mil matrículas, enquanto a zona rural responde por aproximadamente 174 mil.

Investimentos em educação especial

Para acompanhar esse avanço nas matrículas e garantir melhores condições de ensino, o Governo do Piauí anunciou em março deste ano um investimento de R$ 49 milhões em um novo programa voltado para a inclusão educacional. O Programa de Educação Especial Inclusiva é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).

O objetivo do programa é promover o acesso e a permanência com aprendizagem de alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação nas escolas da rede estadual. As ações previstas incluem a universalização de salas de recursos multifuncionais, a alocação de professores especializados em Atendimento Educacional Especializado (AEE), formação continuada para profissionais, acompanhamento pedagógico e a construção ou ampliação de centros de AEE.

De acordo com o secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o programa pretende criar uma escola adaptada a diferentes públicos. “É importante que este programa possa chegar a todos os alunos com deficiência matriculados nas escolas estaduais, que é uma das metas do governador Rafael Fonteles”, afirmou o secretário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Baixa Grande do Ribeiro está entre as cidades mais ricas do Brasil no agronegócio

A análise se baseia nos dados da pesquisa anual do IBGE sobre a Produção Agrícola Municipal (PAM). O município de...

Guadalupe realizará 1ª Conferência para fortalecer direitos e inclusão da população LGBTQIA+

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e da...

Projeto Forrageiras para o semiárido apresenta resultados expressivos em São Raimundo Nonato

Evento reuniu cerca de 100 produtores para mostrar ganhos de peso de bovinos e opções de forragens adaptadas ao...

Competições esportivas do Dia do Trabalhador em Guadalupe têm inscrições prorrogadas até 30 de abril

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, em parceria...
spot_img

Governo Lula tenta aprovar fundo privado para gastar fora do orçamento

Já o Tribunal de Contas da União (TCU) sugere que o governo aguarde o resultado de auditorias. O governo de...

Adolescente de 15 anos morre após ser atingida por disparo acidental feito pelo primo em Canto do Buriti

Uma adolescente de 15 anos, identificada como Ismaelda Oliveira da Silva, morreu neste sábado, 26 de abril, no município...
spot_img

Posts Recomendados