Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Mau humor e falta de foco podem indicar distúrbios do sono

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dia Mundial do Sono alerta para importância de hábitos saudáveis

Sensação de cansaço constante, dificuldade para dormir ou agitação são sintomas que impactam a qualidade de vida de 72% dos brasileiros, de acordo com estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)Nesta sexta-feira (14), é celebrado o Dia Mundial do Sono, com o tema Faça da Saúde do Sono uma Prioridade, enfatizando a necessidade de ter uma boa saúde de sono para uma boa qualidade de vida. A primeira comemoração da data foi feita em 2008, com o propósito de promover a saúde do sono e conscientizar a população.

Brasília (DF) 14/03/2025 - Dia Mundial do Sono, Edilson Zancanella, otorrinolaringologista
Foto: Edilson Zancanella/Arquivo pessoal
Zucanella alerta que mau humor e falta de foco podem indicar distúrbios do sono- Edilson Zancanella/Arquivo pesso

O tratamento de distúrbios do sono pode ser feito por diferentes profissionais da saúde, como psicólogos, psiquiatras, otorrinolaringologistas, neurologistas entre outros profissionais. A necessidade de recorrer a algum profissional varia de acordo com o motivo da falta de sono do paciente. O médico otorrinolaringologista, Edilson Zancanella, coordenador do Conselho de Administração da Academia Brasileira do Sono e atual representante da Sociedade Mundial do Sono na América Latina, explica como o comportamento diurno é importante para analisar quais sinais de alerta para distúrbios do sono.

“A pessoa que passa a ficar esquecida, fica mal-humorada, passa a ter problemas em manter a atenção, além de ter sono durante o dia. Também é comum despertar com a sensação de que está cansado e que o sono não deu conta da sua necessidade”, elenca o médico.

De acordo com Zancanella, outro sinal importante é o ronco. “Esses são os sinais de alerta que a gente sempre tenta salientar e são características que o paciente consegue perceber”, complementa.

O especialista também fala sobre a importância de manter hábitos saudáveis de higiene do sono para melhorar a qualidade de vida, a concentração e a produtividade durante o dia.

“É importante ter regularidade no horário de deitar e no horário de levantar, tentando criar um hábito que seja adequado, ou seja, a preparação para dormir. É aquilo que você faz 30 minutos antes de deitar na cama, como desligar o celular, pôr o pijama, escovar os dentes, criar um ritual. É bom que esse ritual tenha um horário regular. O nosso organismo funciona muito bem com regularidade. E quando a gente não tem um horário fixo para deitar e para dormir, isso sempre vai atrapalhar e vai criar demandas diferentes daquilo que o organismo necessita.”

Entre os distúrbios do sono mais conhecidos, está a paralisia do sono. Ao acordar, muitas vezes o paciente com essa condição não consegue falar ou realizar movimentos simples do corpo. 

É o caso da estudante Jackie Viana (20). Ela tem episódios frequentes desde os 12 anos de idade, quando foi diagnosticada com o distúrbio. Como a condição interfere negativamente na qualidade de vida dela, a estudante passou a usar estratégias para dormir melhor. 

“Normalmente, utilizo sons que me acalmam ou, em alguns casos, recorro a remédios para dormir. Para me acalmar, gosto de ler antes de dormir, pois isso me ajuda a relaxar e desacelerar a mente.”

Brasília (DF) 14/03/2025 - Dia Mundial do Sono, Jackie Viana, 20 anos.
Foto: Jackie Viana/Arquivo pessoal
Jackie Viana tenta ter hábitos que a acalmem antes de dormir- Jackie Viana/Arquivo pessoal

Outros distúrbios são a insônia e a apneia do sono, que têm picos de diagnósticos algumas idades mas podem aparecer em qualquer faixa etária, de acordo com Zancanella.

“A insônia é mais frequente em mulheres pós-menopausa, influenciada por alterações hormonais relacionadas ao climatério. Já a apneia do sono é mais frequente em homens a partir dos 45 anos com sobrepeso. Mas a apneia do sono pode acontecer desde a infância, e a insônia também pode acontecer na adolescência”, explica o especialista.

Divulgação

Dicas para melhorar a qualidade do sonho

  • Ter regularidade no horário de deitar e no horário de acordar
  • Apostar em alimentação saudável e leve antes de dormir
  • Diminuir ruídos e manter o ambiente escuro à noite
  • Evitar o uso de telas por pelo menos uma hora antes de dormir

*Estagiária sob supervisão de Marcelo Brandão. 

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Carro-forte é explodido em assalto e rodovia é interditada na BR-010 no Maranhão

Os bandidos fugiram na direção do município de Carolina, segundo informações da Polícia Militar do Maranhão (PRF-MA). Criminosos explodiram um...

Bolsonaro deixa prisão domiciliar para realizar exames em Brasília

Líder da direita fará procedimentos no Hospital DF Star. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou neste sábado (16) a prisão...

Corregedoria do MPPI realiza correição na Promotoria de Marcos Parente e municípios agregados

Por Gleison Fernandes. O corregedor-geral substituto do Ministério Público do Piauí, Eny Marcos Vieira Pontes, e o promotor-geral auxiliar, Édsel...

Felca destina receita de vídeo viral sobre “adultização” infantil a instituições que apoiam crianças vítimas de abuso

O influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, revelou que seu vídeo no YouTube sobre “adultização” infantil não apenas...
spot_img

Reunião entre Donald Trump e Vladimir Putin termina sem acordo sobre a Ucrânia e com troca de elogios

Sem dar qualquer detalhe da negociação, presidente americano falou em 'grande progresso' após se encontrar com presidente da Rússia...

Em inauguração de montadora, Lula defende relação comercial com China

Presidente voltou a criticar políticas do presidente americano Trump Ao participar da inauguração de uma montadora chinesa (GWM) de carros...
spot_img

Posts Recomendados