MEIs de todo o Brasil já podem emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica no padrão nacional

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As NFS-e podem ser emitidas mesmo que o município não esteja conveniado à plataforma; veja como.

Microempreendedores individuais (MEIs) de todo o Brasil já podem emitir a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) de padrão nacional, mesmo que o município não esteja conveniado à plataforma. Hoje, a emissão é facultativa, e o MEI pode optar pela emissão segundo as regras municipais. Mas, a partir do dia 3 de abril, será obrigatória a emissão da NFS-e nacional para MEIs prestadores de serviço e nas operações entre empresas.

Depois de anos em desenvolvimento conduzido pela Receita Federal do Brasil (RFB), a emissão da primeira NFS-e de padrão nacional por um MEI, de um município não conveniado à plataforma, foi realizada no dia 18 de janeiro deste ano, em um evento simbólico. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), prestador de serviços do MEI de Brasília (DF), foi responsável pela emissão. 

Como emitir

É possível emitir a Nota Fiscal Eletrônica por meio do aplicativo NFSe mobile, disponível para dispositivos Android e iOS.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Simplificação da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Helena Rego, essa é uma medida revolucionária, já que padroniza e facilita a vida do microempreendedor. “Ainda há a emissão em papel em muitos municípios. E com o aplicativo da Receita, depois que fizerem o cadastro, também on-line, em apenas três cliques, os microempreendedores individuais terão emitido a sua nota fiscal”, pontua.

Além disso, é possível emitir a Nota Fiscal mesmo sem internet, com a opção off-line. Quando o microempreendedor estiver conectado à internet, ela será repassada para a Receita. Para Helena Rego, o aplicativo digital melhora a experiência do MEI e, consequentemente, o ambiente de negócios brasileiro. “Menos tempo que o empreendedor tem que gastar com as obrigações acessórias, podendo se dedicar mais para a gestão”, afirma.

Atualmente, são 14,7 milhões de profissionais MEI registrados no país, a maioria no ramo de pequenos serviços. Joana dos Santos faz parte desse grupo. Ela é dona de um comércio localizado em Ceilândia, no Distrito Federal. Além da loja física, a empreendedora também vende pelo Instagram e pretende criar um site. “Eu quero ampliar minha loja, vender também on-line. Agora, isso vai facilitar muito, já que está fácil emitir a nota fiscal eletrônica, pelo aplicativo mesmo”, explica.

Hoje, a NFS-e conta com a adesão de 180 municípios, sendo 18 capitais, que correspondem a cerca de 50% do volume total de Notas Fiscais de Serviço emitidas no Brasil.

Fonte: Brasil 61

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

PF investiga participação de candidatos eleitos no Piauí em fraude na transferência de títulos

Um dos alvos da operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (4), contra fraudes em transferência de domicílio...

Produção agrícola do Piauí cresceu 384% em oito anos, diz IBGE

O estado do Piauí passou de R$ 2,6 bilhões, em 2015, para quase R$ 13 bilhões no ano passado. O...

Saiba mais sobre as ações do Ministério da Saúde voltadas às pessoas com deficiência

Expansão da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, construção de novos Centros Especializados em Reabilitação e avanço de...

Rodrigo Rocha e Abraão Araújo oficializam chapa para disputar presidência da AVEP

As eleições da entidade estão marcadas para o dia 4 de janeiro de 2025. Na terça-feira, 3 de dezembro, o...
spot_img

Câmara de Guadalupe realiza duas sessões para votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal e Projeto de Resolução

Também foi feita a leitura do Projeto de Lei que declara de Utilidade Pública a Augusta e Respeitável Loja...

Soraya Thronicke e Ciro Nogueira batem boca em CPI das Bets: ‘Me respeite’

A discussão ocorreu durante o depoimento de João Studart, CEO da Bet Nacional. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as apostas...
spot_img

Posts Recomendados