Ministério de Wellington Dias e Amazon fecham parceria por capacitação tecnológica de mulheres

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Acordo vai disponibilizar 500 vagas de capacitação digital para mulheres inscritas no Cadastro Único por meio da plataforma de serviços de computação em nuvem, além de oferecer oportunidade de emprego

Durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), nesta quarta-feira (23.08), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Amazon Web Services (AWS).

A plataforma de serviços de computação em nuvem disponibilizará 500 vagas em cursos de capacitação digital para mulheres inscritas no Cadastro Único e beneficiárias do Programa Bolsa Família. “Essa parceria é muito importante. Tem a ver, sim, com a primeira infância, porque dá prioridade às mulheres”, disse o ministro Wellington Dias, durante o evento de criação do Grupo de Trabalho da primeira infância no âmbito do “Conselhão”.

“Teremos uma forma de trabalhar a qualificação para proporcionar a inclusão produtiva, dar oportunidade de emprego para as mulheres presentes no Cadastro Único, no Bolsa Família. E o presidente Lula sabe a importância do emprego para tirar o Brasil do mapa da fome”, prosseguiu o titular do MDS.

As vagas que serão disponibilizadas integram o treinamento Talento na Nuvem, uma iniciativa da AWS e da Nexa, uma das maiores mineradoras de zinco do mundo, para capacitar gratuitamente 80 mil pessoas no Brasil entre 2023 e 2025.

“Sem o MDS nós não chegaríamos às mulheres de baixa renda beneficiadas pelo Programa Bolsa Família e que têm crianças pequenas. Queremos abrir este mercado, um mercado de oportunidades”, celebrou Paulo Cunha, diretor-geral da Amazon Web Services.

“Essa parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social nos dá a oportunidade de gerar um impacto social ainda mais profundo, levando essa formação a jovens mulheres negras que dificilmente teriam acesso a esse mercado tão promissor”, completou Andrea Leal, gerente de Treinamentos Massivos da AWS na América Latina.

O programa vai começar este ano com um projeto piloto contemplando 50 mulheres negras, com idade entre 17 e 25 anos, moradoras das cidades de São Paulo, Juiz de Fora (MG) e Recife. As selecionadas irão passar por um curso de nivelamento digital 100% presencial antes do início do curso de computação em nuvem. Todas as despesas de transporte e alimentação serão custeadas pelos parceiros privados do programa.

Após o nivelamento digital, as participantes vão receber uma formação de 300 hora de introdução à programação, habilidades socioemocionais, em curso que apresenta os conceitos, serviços e terminologia da nuvem AWS, capacitação no uso de ferramenta de programação da empresa e preparação para a prova de certificação da AWS. As estudantes que concluírem o curso serão conectadas a vagas de emprego em empresas dos ecossistemas da AWS e da Nexa, por meio de feiras de carreira e de uma plataforma digital.

A computação em nuvem é a tecnologia com a maior demanda no mundo até 2025, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. No Brasil, um estudo da Brasscom aponta que o setor de tecnologia terá um déficit de 530 mil pessoas no Brasil, também até 2025, e que os salários médios na área são o dobro da média nacional.

Assessoria de Comunicação — MDS

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí tem a menor taxa de casamentos do Brasil, diz IBGE

Estado registrou queda de mais de 11% em relação a 2023; maioria das uniões é entre pessoas de sexos...

Comissão do Senado aprova PEC do fim da escala 6×1

Proposta prevê repouso semanal de dois dias para trabalhadores e a redução gradual para a jornada de 36 horas...

Com apoio do vereador Felipe Vieira, Câmara recebe estudo acadêmico sobre bairros de Floriano

A sessão desta segunda-feira (08) da Câmara Municipal de Floriano contou com a participação da estudante de Direito Maria...

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao...
spot_img

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...
spot_img

Posts Recomendados