Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Ministério Público Federal investiga crimes de irregularidades na execução do Proaja no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

IRREGULARIDADES EM APURAÇÃO.

O Ministério Público Federal instaurou procedimento preparatório com a finalidade de investigar uma série de denúncias de irregularidades na execução do programa Proaja (Alfabetização de Jovens e Adultos). Houve denúncias do deputado Júlio Arcoverde, representando o diretório regional do PP (Progressistas), do Sinte/PI (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) e de um cidadão que pediu para sua identidade ser mantida em sigilo.

O procurador federal Leonardo Carvalho Cavalcante de Oliveira encaminhou questionamentos ao secretário de Educação, Ellen Gera de Brito Moura, que já se manifestou alegando inocência. Encaminhou expediente ainda a Secretaria de Controle Externo do TCU (Tribunal de Contas da União) fim de averiguar a legitimidade e legalidade da aplicação dos valores oriundos dos precatórios do Fundef no custeio do Proaja.

Questionamentos foram enviados ao secretário de Educação, Ellen Gera de Brito Moura.

O procurador considerou por demais estranho que o governo tenha colocado tal programa em prática tendo em vista que “já existe solução prevista na lei de diretrizes e bases da educação nacional para tanto, através do EJA (Educação de Jovens e Adultos).” O benefício a ser alcançado pelo estudante seria simplório mediante os altos valores aplicados no empreendimentos.

“Em termos práticos, após o considerável investimento noticiado, o benefício a ser alcançado pelo estudante é tão somente aquele elencado no art. 37 do Decreto Estadual nº 19.654/2021 (com a redação dada pelo Decreto Estadual nº 20.200/2021)”, diz o procurador.

Segundo o mencionado artigo 37, “(…) a Secretaria Estadual de Educação certificará a conclusão do curso pelo estudante e o direcionará à participação na Educação de Jovens e Adultos ou em cursos profissionalizantes.”

IRREGULARIDADES EM APURAÇÃO

Dentre as possíveis irregularidades em apuração, verifica-se credenciamento de instituições privadas para prestação de serviços educacionais consubstanciados na alfabetização mediante arranjos políticos (inclusive por indicação de secretários e ex-secretários estaduais, deputados federais e estaduais); ausência de experiência na realização de ações ou atividades voltadas para a educação por parte das instituições credenciadas; pagamento de parte dos valores recebidos pelas instituições credenciadas a agentes públicos (desvio) como condição para sua manutenção no programa, com vistas ao custeio das campanhas eleitorais vindouras; dentre outros.

Ministério Público Federal investiga crimes de irregularidades na execução do Proaja no Piauí

Foi noticiado ainda que o “Instituto Presente”, cujo credenciamento teria sido deflagrado em razão de indicação política de Antônio José Castelo Branco Medeiros, suplente de deputado federal nas eleições gerais de 2018 e ex-Secretário de Estado da Educação do Piauí, membro histórico do PT, partido do governador e do secretário de Fazenda, Wellington Dias e Rafael Fonteles, respectivamente.

O MPF apura ainda “ausência de procedimento licitatório para a contratação das entidades, diante da inexistência de justificativas concretas para a ventilada inexigibilidade.” O Sinte/PI, por sua vez, aponta que está ocorrendo “credenciamento e contratação de instituições privadas onde há disponibilidade e curso e vagas para educação de jovens, adultos e idosos pelas instituições públicas.” 

Por Toni Rodrigues

Confira documentação

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Super fracasso de Branca de Neve faz Disney repensar live-actions

Estúdio interrompeu gravação de Enrolados. Após a performance catastrófica do filme Branca de Neve nos cinemas, a Disney estaria repensando...

Procurador recomenda reprovação das contas do ex-prefeito Dr. Pessoa

Dr. Pessoa se limitou apenas a dizer que não foi notificado sobre a recomendação. O Ministério Público de Contas (MPC)...

Alexandre de Moraes afirma que Bolsonaro pode ser absolvido, mas permanecerá inelegível

Ministro teve seu perfil escrito e publicado pelo jornalista Jon Lee Anderson em edição da revista The New Yorker. Em...

China eleva de 34% para 84% a tarifa sobre produtos dos EUA

País asiático decidiu retaliar nova tarifa aplicada pelo governo americano. O Ministério das Finanças da China emitiu na manhã desta...
spot_img

Incluída no calendário cultural do Piauí: Paixão de Cristo em Miguel Leão celebra 10 anos com espetáculo grandioso

Evento gratuito no Piauí reúne fé, arte e tradição em encenação que já é patrimônio cultural da região No próximo...

Sebrae Startups e ApexBrasil abrem inscrições para startups brasileiras participarem da Vivatech 2025

Oportunidade vai levar até 50 startups de base tecnológica para um dos principais eventos de inovação e tecnologia da...
spot_img

Posts Recomendados