Ministro da Fazenda diz que considera ‘preocupante’ comunicado do Copom que manteve a Selic em 13,75%

-

Fernando Haddad, por outro lado, ressaltou que relação com o Banco Central deve ser de harmonia.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (22) que considera “preocupante” o comunicado do Conselho de Política Monetária (Copom) que manteve a taxa de juros básica da economia, a Selic, em 13,75%.

Haddad argumentou que relatório divulgado pelo governo mais cedo apontou aumento nas receitas e diminuição no déficit para o ano. Na visão do ministro, esse seria mais um motivo para o Banco Central flexibilizar a taxa de juros.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad Foto: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

“Eu considerei o comunicado preocupante, muito preocupante, porque hoje divulgamos relatório bimestral mostrando que nossas projeções de janeiro estão se confirmando sobre as contas públicas”, afirmou o ministro da saída do ministério.

“Em momento em que economia está retraindo e que o crédito está com problema, o Copom chega a sinalizar até a possibilidade de uma subida da taxa de juros […] Lemos com muita atenção, mas achamos que realmente o comunicado preocupa bastante”, continuou o ministro.

Harmonia com o Banco Central

O ministro ressaltou, no entanto, que a relação com o Banco Central deve ser de harmonia.

“Eu falo em harmonia desde a primeira entrevista […] vou continuar perseverando com esse objetivo. Nunca faltei com respeito com diretor, com funcionário ou com presidente do Banco Central”, afirmou Haddad.

“Nós temos relação institucional [com o BC]. Somos órgãos de Estado. Temos satisfação a dar para a população. O BC tem mandato. A lei é clara a respeito dos objetivos do BC”, completou.

O ministro disse ainda que pretende enviar, em abril, medidas para a Casa Civil com o objetivo de estimular o crédito no país. Na visão dele, os juros no atual patamar dificultam o crédito.

“Devemos mandar ainda em abril para a Casa Civil um conjunto de medidas para melhorar o ambiente de crédito”, relatou.

Por Ana Paula Castro, TV Globo — Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

AtlasIntel: Flávio Bolsonaro tem 52,8% e Lula 47,2% dos votos válidos no segundo turno

O senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pelo...

Teresina registra 45,22°C e atinge recorde de calor, aponta monitoramento ambiental

Teresina registrou nessa quarta-feira (7) a maior temperatura observada desde o início da série, em abril de 2026. A...

Deputada eleita Ana Elisa desativa conta no X após ameaças de morte e estupro: “Vulnerável”

Deputada federal eleita por MG, Ana Elisa afirma que passou a receber ameaças a cada dois minutos após publicação...

Pesquisa Vox Populi no 2º turno: Lula tem 50,86% e Flávio, 49,14%, dos votos válidos

Pesquisa Vox Brasil mostra que 45,2% rejeitam Lula e 44,2%, Flávio Bolsonaro. Mais de 76% dos eleitores dizem estar...

Ana Elisa acusa Nikolas de fake news e aciona o TSE: “eu nem comecei”

Deputada eleita acusou parlamentar de divulgar publicação falsa atribuída a ela e anunciou que levará o caso ao TSE. A...

Lula critica plano de cortes e “tesouraço” proposto por Flávio Bolsonaro: “Fiquem preocupados”

Lula critica plano de cortes de Flávio e cita reduções no Farmácia Popular, Minha Casa, Minha Vida e Mais...

Mário Basílio de Melo toma posse em cerimônia solene como novo desembargador do TJ-PI

A cerimônia foi realizada no Plenário do TJ, em...

Médico de 27 anos é encontrado morto em banheiro de apartamento em Picos

Robson David de Araújo Lial é natural de São...

Você também pode gostar
Recomendado para você