Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Ministro do STF destrava processo de impeachment de Witzel na Alerj

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, nesta sexta-feira (28), destravar a tramitação do processo de impeachment do governador Wilson Witzel na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Moraes revogou uma decisão do presidente do Supremo, Dias Toffoli, que havia determinado que a Assembleia Legislativa do Rio formasse uma nova comissão especial para discutir o processo.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, também nesta sexta, o o afastamento de Witzel do cargo por suspeitas de corrupção. Também determinou buscas contra a primeira-dama, a advogada Helena Witzel, que tem contratos com empresas envolvidas no esquema de desvio de recursos.

“Não me parece que o Ato do Presidente da Assembleia Legislativa tenha desrespeitado o texto constitucional ou mesmo a legislação federal, pois refletiu o consenso da Casa Parlamentar ao determinar que cada um dos partidos políticos, por meio de sua respectiva liderança, indicasse um representante, garantindo ampla participação da ‘maioria’ e da ‘minoria’ na Comissão Especial”, diz o ministro do STF.

Segundo o ministro, em momento algum, o Supremo afirmou a necessidade de realização de eleições para a escolha dos representantes dos partidos políticos ou blocos parlamentares para a Comissão Especial, exatamente como ocorreu no procedimento instaurado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Foto: Reprodução

“A Constituição Federal assegurou a possibilidade da Comissão Especial ser constituída na forma e com as atribuições previstas no ato de que resultar sua criação, como ocorreu com a edição do Atos do Presidente”, disse Moraes. 

Entenda o caso

Em julho, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, determinou a  desconstituição da comissão especial formada para examinar seu processo de impeachment.

Toffoli também determinou a constituição de outra comissão, observando-se a proporcionalidade de representação dos partidos políticos e blocos parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro (Alerj) e a votação plenária dos nomes apresentados pelos respectivos líderes, ainda que de modo simbólico.

A decisão foi proferida na reclamação apresentada por Witzel contra contra atos administrativos praticados pelas Alerj e decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que os validou.Segundo o governador, a formação da Comissão Especial de Impeachment desrespeitou “por completo” a regra da proporcionalidade partidária ao ser instituída mediante a simples indicação de líderes partidários.

Com isso, partidos com maiores bancadas foram sub-representados, enquanto a representatividade dos partidos de bancadas pequenas foi aumentada, desvirtuando as forças políticas do Legislativo estadual.

O relator do processo na Alerj, deputado estadual Rodrigo Bacellar (Solidariedade), se manifestou por meio de nota e disse que, com a decisão do ministro do Supremo, “a Comissão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que analisa o processo do afastamento definitivo do governador aguardará a notificação oficial por parte do ministro para a retomada da contagem do prazo para apresentação da defesa do governador, conclusão do relatório e apreciação pelo plenário da Casa.”

“Moraes revogou a decisão do presidente do STF, Dias Toffoli, tomada durante o recesso de julho. Diante da nova decisão, Alexandre de Moraes ratificou que não houve irregularidade na formação da comissão processante”, afirma Bacelar.

Anna Satie, da CNN

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Morango do Amor faz confeiteira pausar o cardápio para atender pedidos

Só faz cinco dias que a confeiteira Eloá Rocha iniciou a venda da sobremesa 'hypada' da internet e a...

Comissão aprova piso nacional para professores temporários da educação básica

Projeto de lei garante a profissionais contratados por tempo determinado o mesmo piso salarial dos efetivos. A Comissão de Educação...

Letícia Mendes se destaca como comentarista esportiva em canal local e conquista público com espontaneidade e paixão pelo esporte

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A guadalupense Letícia Mendes vem conquistando espaço no cenário esportivo local ao atuar...

Peixamento com 400 mil alevinos fortalece preservação e geração de renda no sul do Piauí

Além de restaurar a biodiversidade local, os peixamentos contribuem para fortalecer a pesca artesanal, que é o sustento de...
spot_img

Após quatro meses de investigações, responsáveis por desviar dinheiro do INSS ainda não foram identificados

Para especialistas, apesar da complexidade das apurações, o processo de investigação é lento por falta de vontade política A Operação...

Servidores da Strans são suspeitos de excluir ilegalmente 2.215 multas e remover 12 mil pontos de CNHs

Os investigados poderão responder por exclusão indevida de dados em sistema público, cuja pena pode chegar a 12 anos...
spot_img

Posts Recomendados