Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Ministro do STF se declara impedido em inquérito de Ciro Nogueira na Lava Jato

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Quando foi advogado de defesa de Lula, Zanin foi responsável por anular todas as provas da empreiteira.

Nessa sexta-feira (15), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, se declarou impedido de julgar uma denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o senador, e presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira (PP-PI). O julgamento envolve um suposto pagamento de propina pela Odebrecht.

O motivo pelo qual Zanin alega ser impedido é pelo fato de, enquanto ainda advogado de defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi responsável pela tese jurídica que resultou na anulação das provas do acordo de leniência da Odebrecht contra o petista.

Foto: Marcelo Cardoso

No dia 8 de dezembro, o julgamento teve início no plenário virtual do STF e deve seguir até 18 de dezembro. Em novembro, a Procuradoria-Geral da República rejeitou uma denúncia apresentada contra Ciro. A justificativa foi a decisão do ministro Dias Toffoli que envolveu o acordo de leniência entre a Odebrecht e o Ministério Público Federal.

Denúncia

Em 2020, na investigação da Lava Jato, a PGR denunciou Ciro Nogueira por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, tendo base a delação premiada da Odebrecht, que evidenciava repasses financeiros para auxiliar a campanha eleitoral do presidente do Progressistas nacional, entre os anos de 2010 e 2014, totalizando R$1,6 milhão. Os investigadores alegaram que Ciro teria recebido outros R$6 milhões da colaboração com Cláudio Melo Filho.

Decisão de Toffoli

Em setembro, o ministro do STF, Dias Toffoli, determinou a anulação de todas as provas obtidas no acordo de leniência da Odebrecht. O magistrado afirmou que prender Lula foi uma “armação” e considera como sendo “um dos maiores erros da história do país”. Como Toffoli considerou as provas produzidas ilegais, a decisão se estende a todas as pessoas condenadas a partir dos elementos obtidos no acordo feito entre a Lava Jato e a empreiteira.

LEONA DA MATA – GP1

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Homem é preso por manter ex-companheira em cárcere privado em Picos

A prisão foi realizada por equipes do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI). Um homem foi preso suspeito de...

Últimos dias de abril deverão ser chuvosos no Piauí, alerta Defesa Civil

A combinação da Zona de Convergência Intertropical e um sistema frontal deve aumentar as chuvas no norte, litoral e...

Sargento Mota será julgado por roubo de Malbec e tiro em câmera de segurança

O sargento Avelar Reis Mota, conhecido como sargento Mota, será julgado no próximo dia 20 de maio por invadir...

Anvisa aprova medicamento inédito para Alzheimer

O donanemabe é indicado para casos sintomáticos iniciais da doença, que é a principal forma de demência. A Agência Nacional...
spot_img

Vaticano divulga primeiras imagens do Papa Francisco em caixão simples

O momento marca oficialmente o início do período de Sé Vacante e antecede o translado do corpo para a...

Com apoio de Rafael Fonteles, deputado Marcus Vinícius levou calçamento e asfalto para mais de 120 ruas de Floriano

“É uma grande satisfação poder contribuir para a evolução da infraestrutura de Floriano. O calçamento das ruas traz mais...
spot_img

Posts Recomendados