Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Ministro Nunes Marques intima prefeito de BH a cumprir decisão que permite cultos e missas presenciais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Decisão publicada na madrugada deste domingo (4) prevê ‘cumprimento imediato’ e um prazo de 24 horas para que Kalil ‘esclareça as medidas tomadas’.

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), a cumprir “com máxima urgência” a decisão que permite celebrações religiosas presenciais, como cultos e missas.

A intimação foi publicada na madrugada deste domingo (4) e usa como base a publicação de Alexandre Kalil nas redes sociais em que afirma que Belo Horizonte acompanharia o plenário do Supremo e, por isso, os cultos e as missas seguiriam suspensos. Além da postagem, a Advocacia-Geral da União (AGU) também se manifestou dando notícia da determinação do prefeito.

Ministro Nunes Marques – Foto: Divulgaão

Além do cumprimento imediato, a intimação dá 24 horas para que Kalil esclareça “as providências tomadas, sob pena de responsabilização, inclusive no âmbito criminal, nos termos da lei”.

A Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais foi intimada a garantir o cumprimento da liminar em caso de “resistência da autoridade municipal ou de seus funcionários”.

Por fim, a Procuradoria-Geral da República (PGR) também foi comunicada para “adoção das providências cabíveis”. Na visão de Nunes Marques, é grave uma “declaração pública de uma autoridade de que não pretende cumprir uma decisão” do Supremo Tribunal Federal.

O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte, com a Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais e com a PGR, mas não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.

Decisão de Nunes Marques

Em decisão individual tomada na véspera do feriado de Páscoa, Nunes Marques libera cultos e missas em todo o país.

Determina, também, que governadores e prefeitos não podem exigir o cumprimento de normas já editadas que barrem a realização de missas, cultos e reuniões de quaisquer credos e religiões.

Na decisão, o ministro também estabeleceu que será preciso respeitar medidas sanitárias como forma de tentar evitar a disseminação do novo coronavírus, entre as quais:

  • Limitar a ocupação a 25% da capacidade do local;
  • Manter espaço entre assentos com ocupação alternada entre fileiras de cadeiras ou bancos;
  • Deixar o espaço arejado, com janelas e portas abertas sempre que possível;
  • Exigir que as pessoas usem máscaras;
  • Disponibilizar álcool em gel nas entradas dos templos;
  • Aferir a temperatura de quem entra nos templos.

A liberação de cultos e missas no país, mediante medidas de prevenção, ocorre no momento mais crítico da pandemia. Neste sábado (3), Minas Gerais ultrapassou os 25.500 mortos pela Covid e registrou 320 novos óbitos em 24 horas.

Por Rodrigo Salgado, TV Globo — Belo Horizonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália e deve ser extraditada para o Brasil

Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a...

Carla Zambelli é localizada e presa na Itália, informa Polícia Federal

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na Itália nesta terça-feira (29). A informação foi confirmada pela Polícia...

Guadalupe vai realizar II Jornada Pedagógica no dia 1º de agosto voltada à inclusão e formação docente

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove na próxima sexta-feira, 1º de...

Idoso morre carbonizado em incêndio na zona rural de Castelo do Piauí

Informações preliminares apontam que a vítima ateou fogo em folhas secas no quintal de sua propriedade e as chamas...
spot_img

Governo quer acabar com a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para tirar a CNH

Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação atualmente, e outros...

Transporte escolar de Floriano segue indefinido apesar de licitação de R$ 7 milhões

A licitação aberta pela Prefeitura de Floriano para contratação de empresa responsável pelo transporte escolar, no valor superior a...
spot_img

Posts Recomendados