Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Ministro Ricardo Lewandowski anuncia aposentadoria do Supremo Tribunal Federal

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ministro completa em 11 de maio 75 anos, idade limite para permanência no serviço público. Ele antecipou saída por motivos acadêmicos; Lewandowski presidiu o julgamento do impeachment de Dilma Rousseff.

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou nesta quinta-feira (30) sua aposentadoria para o dia 11 de abril.

Pela lei, os ministros devem deixar a Corte ao completar 75 anos. Lewandowski chega a esta idade no dia 11 de maio.

Lewandowski fez o anúncio em entrevista coletiva após a sessão desta quinta do STF. Ele recebeu aplausos de servidores da Corte.

“Parto para novas jornadas”, afirmou. Ele disse que antecipou a saída em um mês em razão de compromissos acadêmicos.

Foto: Rosinei Coutinho

“Eu acabo de entregar para a presidente do STF, ministra Rosa Weber, um ofício em que peço a ela que encaminhe ao presidente da República o meu pedido de aposentadoria, que será antecipado em cerca de 30 dias”, afirmou.

“Eu pedi que a minha aposentadoria fosse tornada efetiva a partir do dia 11 de abril. Esta minha antecipação se deve a compromissos acadêmicos e profissionais que me aguardam. Eu agora encerro um ciclo da minha vida e vou iniciar um novo ciclo”, completou o ministro.

Com a vaga aberta no tribunal, caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazer a primeira indicação para a Corte no terceiro mandato presidencial.

Lewandowski disse que não conversou com Lula sobre nomes para sucedê-lo no tribunal.

“Penso que meu sucessor deverá ser fiel à Constituição, fidelíssimo à Constituição, aos direitos e garantias fundamentais nas suas várias gerações, mas precisa ser, antes de mais nada, corajoso e enfrentar as enormes pressões que um ministro do STF tem que enfrentar no seu cotidiano”, .

Perfil

Antes de ingressar no STF, Lewandowski foi desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e juiz do Tribunal de Alçada Criminal do estado.

O ministro presidiu o STF de 2014 a 2016. Em 2016, como manda a Constituição, ele presidiu no Senado, na condição de presidente do STF, o julgamento do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Lewandowski foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral nas eleições de 2010, a primeira em que vigorou a Lei da Ficha Limpa. Atualmente, é vice-presidente da Corte.

Por Fernanda Vivas e Márcio Falcão, TV Globo — Brasília

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Policia Federal deflagra 5ª fase de operação que investiga venda de sentenças no STJ

Apurações identificaram rede de lavagem de dinheiro para dissimular supostas propinas e desvincular o ‘agente corruptor e o servidor...

Desabastecimento de gás de cozinha no Piauí preocupa distribuidoras do produto no estado

O risco de desabastecimento de gás de cozinha no Piauí preocupa os revendedores do produto no estado. Em entrevista...

“Quem trafica drogas pode se mudar de Guadalupe”, alerta o capitão César Augusto

“Quem estiver envolvido com esse crime pode se mudar de Guadalupe, pois iremos nos empenhar firmemente para combatê-lo”, declarou...

Vereadores de Guadalupe discutem segurança e trânsito com comando da Polícia Militar

“A Câmara atuará com total apoio às ações da Polícia Militar e está disposta a ser parceira em prol...
spot_img

Governo Federal contratará brigadas para combater incêndios no Piauí

O Governo Federal autorizou a contratação de brigadas federais para combater incêndios em quatro cidades do Piauí.  A portaria,...

Ciro pode disputar a vice-presidência do Brasil e lançar Joel ou Margarete na corrida pelo Senado

Por Gleison Fernandes. O senador piauiense Ciro Nogueira (Progressistas) vem articulando nos bastidores um novo caminho político com foco nas...
spot_img

Posts Recomendados