Ele foi autuado pelos crimes de tráfico de animal silvestre e maus-tratos aos animais.
O homem preso ao transportar 66 filhotes de aves silvestres afirmou que comprou os 64 papagaios verdadeiros (Amazona aestiva) e dois papa-capins (Sporophila nigricollis) no Piauí. A prisão aconteceu na BR-222, na cidade de Tianguá (CE), no sábado (17). Ele foi autuado pelos crimes de tráfico de animal silvestre e maus-tratos aos animais.
A Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF-CE) informou que as aves eram transportadas dentro de caixas de papelão no porta-malas do veículo, um GM/Corsa, em condições degradantes. Segundo a PRF, essa é a quarta vez que os policiais rodoviários federais detém o suspeito pelo mesmo crime.
“Os animais estavam confinados em caixas de papelão com pequenos orifícios, sem água ou comida, e sem ventilação adequada. Todos eram transportados sem a devida permissão, licença ou autorização de autoridade competente”.
A PRF-CE ressaltou que, segundo o condutor, os filhotes foram comprados no valor de R$ 6 mil e seriam comercializados em feiras livres de Fortaleza, capital do Ceará.
“Diante das informações obtidas, foi constatado o crime de tráfico de animais silvestres e maus-tratos a animais. O veículo, o condutor e os animais foram encaminhados para Delegacia de Polícia Civil”.
Reabilitação
Romulo Pedrosa, chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Piauí (Ibama/Ditec-PI), acrescentou que, segundo o infrator, os filhotes foram capturados na região da cidade de São João da Fronteira (PI).
“Esses papagaios, como são filhotes, estão no Centro de Triagem de Animais Silvestres passando por tratamento e cuidados necessários até que eles estejam em condições de soltura no ambiente natural. Isso ainda vai levar alguns meses. Temos a esperança de que todos sejam reabilitados para a soltura”.
Contra o infrator foi aplicado uma multa no valor de R$ 321 mil, com base no artigo 24 do decreto 6.514 (sobre Infrações Contra a Fauna).