MS não usou R$ 5,6 bi no combate à pandemia, diz CNS

-

Valor representa 13% do orçamento para enfrentar a Covid. Órgão também aponta que R$ 74,7 milhões foram perdidos.

Um levantamento do Conselho Nacional de Saúde (CNS) divulgado nesta sexta-feira (27) aponta que o orçamento do Ministério da Saúde tem R$ 5,6 bilhões para combate à pandemia de Covid-19 que ainda não foram utilizados. Essa verba inclui R$ 74,7 milhões que poderiam ter sido utilizados para enfrentar o novo coronavírus, mas que foram perdidos. O balanço considera dados até 24 de novembro.

Foto: Nelson Almeida

O CNS é uma instância do Sistema Único de Saúde (SUS) e faz parte da estrutura organizacional do próprio Ministério da Saúde. O levantamento da execução do orçamento da pasta é feito semanalmente pela Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin), que integra o CNS.

O orçamento do Ministério da Saúde prevê R$ 43,7 bilhões para enfrentamento direto da pandemia. Os R$ 5,6 bilhões que ainda não estão empenhados – reservados para algum gasto – representam cerca de 13% desse orçamento.Orçamento do Ministério da Saúde para enfrentamento à pandemiaCerca de 13% do valor ainda não foi utilizadoValor empenhado: 38.080.000.000Valor não utilizado: 5.663.000.000Fonte: Conselho Nacional de Saúde

Mas o montante inclui cerca de R$ 74,7 milhões que não poderão mais ser empenhados pela Saúde, porque as três medidas provisórias que autorizavam seu uso perderam a validade antes de serem convertidas em lei.

Duas delas venceram em julho e a terceira, em agosto. Apenas parte do valor previsto em cada uma foi empenhado (veja tabela).

Medidas provisórias vencidas que previam verbas para combate à pandemia

MP (número)Valor autorizado (R$)Valor perdido (R$)Data de vencimento
MP nº 924, de 13/03/2020R$ 4.838.795.979,00R$ 28.305.808,0011/07/2020
MP nº 940, de 02/04/2020R$ 9.444.373.172,00R$ 43.910.38231/07/2020
MP nº 947, de 08/04/2020R$ 2.600.000.000,00R$ 2.439.72906/08/2020

Fonte: Conselho Nacional de Saúde

“Para nós é muito preocupante que, dos recursos de 2020, ainda tenhamos quase R$ 6 bilhões sem destinação e que, para 2021, não tenhamos sinais claros de que vamos manter esses recursos para a saúde”, destacou o conselheiro nacional de Saúde Getúlio Vargas.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que os recursos serão usados para reforçar UTIs, cirurgias e tratamentos atingidos pela pandemia. Na quinta-feira (26), o ministro declarou que o Brasil vive um “repique” do número de casos de Covid-19.

“Temos aproximadamente R$ 6 bilhões, de todos os recursos que passamos pelo Ministério da Saúde. Esses recursos, pactuamos hoje que vamos trabalhar para incorporar com o maior número de leitos de UTI – incorporar quer dizer continuar com as UTIs feitas para a Covid-19, dentro das regras do SUS”, disse o ministro.

“Isso vai permitir que o Brasil dê um grande salto. Os recursos que temos vou empregar no reforço de UTIs, no reforço do atendimento das cirurgias e tratamentos que ficaram impactados”, acrescentou.

Por G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Ciro Nogueira anuncia novos investimentos em infraestrutura, esporte e saúde para Bom Jesus

O senador Ciro Nogueira cumpriu agenda em Bom Jesus na quinta-feira (25), onde realizou visitas técnicas, anunciou novos investimentos...

Conselho Monetário Nacional amplia em R$ 1 bi limite para crédito a estados e municípios

Dinheiro vem de remanejamentos de operações para PAC e PPP Os estados, municípios e Distrito Federal podem pegar R$ 1...

Vereadora presa enquanto sacava R$ 500 mil em agência é solta após pagar fiança

Soltura ocorreu ainda na quinta-feira(25) após parlamentar pagar fiança de R$ 20 mil. A vereadora Francinalva Coelho (PDT) conhecida como...

Júlio César se pronuncia sobre escolha da primeira suplência do PT na chapa ao Senado

Pré-candidato ao senado ressalta apoio do governador Rafael Fonteles e do ministro Wellington Dias na decisão O deputado federal e...

Governo do Piauí terá horário de funcionamento reduzido na segunda (29) em razão do jogo do Brasil

Órgãos da administração direta e indireta funcionarão até as 12h, resguardados os serviços essenciais à população. O governador Rafael Fonteles...

Plano contra trabalho infantil alerta para violações no mundo digital

Documento traz diretrizes para ações públicas até 2035 O governo federal lançou, nesta quinta-feira (25), um novo Plano de Prevenção e Erradicação...

Golpistas se passam por delegados no Piauí e exigem dinheiro para “encerrar investigações”

Criminosos entram em contato com as vítimas e as...

STJ nega ‘rejulgamento’ e barra mais um recurso do ex-presidente Lula contra sentença do triplex na Lava Jato

Os ministros acompanharam por unanimidade o voto do relator,...

Você também pode gostar
Recomendado para você