Mulher sofre stalking há 10 anos e consegue decisão inédita no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A decisão é da juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, titular da 1ª Vara Criminal da comarca de Parnaíba.

Sair de casa para trabalhar virou um tormento para a técnica de enfermagem de 34 anos que mora em Parnaíba, litoral do Piauí. O pânico se deve a um rapaz que o persegue há 10 anos, causando constrangimento e intimidações. Há cerca de quatro mês em vigor, a lei do stalking (perseguição) é concedida pela primeira vez no estado.

A decisão é da juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, titular da 1ª Vara Criminal da comarca de Parnaíba. Em decisão inédita no Piauí, a magistrada concede medida protetiva.

Atualmente o crime previsto na Lei 14.132, de 2021, sancionada no mês de abril, o stalking é definido como perseguição reiterada, por qualquer meio, como a internet (cyberstalking), que ameaça à integridade física e psicológica de alguém, interferindo na liberdade e na privacidade da vítima. A pena prevista é de seis meses a dois anos de reclusão e multa.

A advogada do Serviço de Proteção as Pessoas Vulneráveis da Prefeitura de Parnaíba, Higima Lopes Nascimento Aguiar, informou que a vítima informou que vem sofrenando prática de perseguição em ambientes de trabalho, na igreja que frequenta e no Centro da cidade.

“Ela está com medo de sair de casa, se sentindo isolada. Até de ir ao trabalho, ela está com medo. Ele o persegue em todos os lugares, segundo relato da vítima”, disse Higima Aguiar.

A vítima informou que não teve nenhuma relação com o agressor – que é engenheiro de pesca – e que ele tem obsessão por ela.

“Ele aborda a vítima presencialmente, frequenta os locais de rotina dela, chega a enviar presentes como flores, chocolates. Desde a primeira vez que a viu nutriu uma paixão platônica e obsessiva”, disse a advogada.

Na decisão, a magistrada relata que “ao responder o questionário de avaliação de risco, (a vítima) acrescenta que esses fatos se repetem há pelo menos 10 anos, demonstrando paixão obsessiva por parte do requerido e ferindo inclusive sua intimidade e integridade psíquica”.

A magistrada ressalta, ainda nos autos, que “a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação”.

Para a juíza, a conduta do requerido demonstra um padrão de comportamento de assédio persistente, traduzido em formas diversas de comunicação, contacto, vigilância e monitorização da vítima, havendo fortes indícios de que a ofendida vem sofrendo episódios de violência aptos a atrair a proteção da Lei Maria da Penha. “Percebe-se, nesse particular, que a perseguição contumaz é prevista na Lei Maria da Penha como espécie de violência psicológica entre a mulher, vindo logo em seguida a ser tipificada penalmente”, detalha.

Por fim, a magistrada determina as seguintes medidas: proibição de aproximação da ofendida, de seus familiares e testemunhas, mantendo uma distância mínima de 300 metros entre estes e o demandado; proibição de contato com a ofendida, familiares e testemunhas por qualquer meio de comunicação, inclusive através de terceiros ou de redes sociais; proibição do requerido frequentar locais que fazem parte da rotina da ofendida, de seus familiares e testemunhas do fato, assim como as proximidades do local que a ofendida trabalha.

Flash Yala Sena
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sai ranking das profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês

A análise principal partiu da consideração média salarial de profissionais com empregos formais. Se você procura uma recolocação no mercado...

Treinar em casa é tão eficaz para perda de peso quanto ir à academia?

Segundo uma pesquisa de Harvard, os gastos calóricos são altos em ambas as modalidades Nos últimos anos, fazer as atividades...

Governador do Piauí sanciona lei que cria a primeira Secretaria de Inteligência Artificial

Com essa iniciativa, o Piauí se torna o primeiro do país a criar uma pasta específica para desenvolver a...

Ministro do STF, Nunes Marques manda Maranhão pagar R$ 430 milhões a advogados

Decisão de bloquear 15% de recursos do precatório milionário destinado a profissionais da educação foi tomada de maneira monocrática...
spot_img

Reforma do acesso ao Mirante do Gritador vai melhorar turismo em Pedro II

Rafael Fonteles entregou recuperação de trecho de 12 km da rodovia que liga o centro da cidade ao famoso...

Rio Grande do Sul contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande...
spot_img

Posts Recomendados