“Não é hora de espalhar pânico” diz Wellington Dias sobre variante Ômicron

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A variante foi detectada em território brasileiro e confirmada pelo Ministério da Saúde em cinco pacientes.

O governador Wellington Dias pediu calma para a população após a chegada de mais uma cepa do novo Coronavírus no Brasil. A variante Ômicron foi detectada em território brasileiro na última quinta (02) e confirmada pelo Ministério da Saúde em cinco pacientes que estiveram no exterior, três pessoas em São Paulo e dois no Distrito Federal. São quatro homens e uma mulher, todos vacinados contra a covid-19.

Eles estão isolados e pelo menos um apresenta sintomas leves. A maioria está assintomática. De acordo com a pasta, há ainda oito casos da variante em investigação no país, sendo um em Minas Gerais, um no Rio de Janeiro e seis no Distrito Federal. No Piauí até o momento nenhum indício da presença da nova cepa foi apontado. Especialistas ainda avaliam com incerteza a nova cepa do vírus.

Wellington Dias – FOTO: Assis Fernandes

A variante Ômicron foi relatada pela primeira vez à OMS pela África do Sul no dia 24 de novembro. Já no dia 26 de novembro, a OMS classificou a linhagem como variante de preocupação. Um dos principais motivos da apreensão é pela quantidade de mutações que podem trazer a nova linhagem maior transmissibilidade, além de afetar a eficácia das vacinas.

O governador Wellington Dias explicou que já se reuniu com o consórcio Nordeste para discutir a presença da nova cepa do Vírus no Brasil, porém criticou o pânico exacerbado que começa a se criar no país. “Fizemos uma primeira agenda com o Comitê Científico do Nordeste e agora estamos integrados com a Fiocruz o Instituto Butantan Há a necessidade, como dizem os cientistas, da gente não espalhar pânico. Já tivemos outras variantes, a variante Delta, outras variantes da Índia. A medida do tempo se comprovou que todas elas eram variantes que também eram controladas pelas vacinas aplicadas. Um primeiro estudo da vacina Pfizer mostra uma eficácia em relação a essa variante de 96%, a universidade de Oxford está fazendo também sobre a AstraZeneca” afirmou o governador.

Wellington ainda cobrou a aceleração da aprovação de medicamentos e a redução no prazo para a aplicação da dose de reforço em toda a população. “Agora temos que manter regras como a máscara, distanciamento social, eventos com maior controle. A expectativa é o reconhecimento de medicamentos, tanto da Pfizer quanto da AstraZeneca e acelerar a vacinação. Foi uma medida acertada puxar para quatro meses o intervalo da dose de reforço, ao mesmo tempo você tem mais de 80% da população vacinada, pessoas tomando a segunda dose, a dose de reforço, temos uma tendência muita grande de ser uma prevenção. Apoiamos a Anvisa no controle, da entrada do Brasil e não só a exigência do passaporte de vacinação, mas também a exigência de comprovação do teste negativo e triagem na entrada”, finalizou o governador.

Tarcio Cruz/portalodia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mais de 1,5 mil armas são destruídas pela SSP-PI em ação contra o crime organizado

Material apreendido em operações policiais foi periciado e descartado com aval da Justiça. A Secretaria da Segurança Pública do Piauí...

Projeto no Piauí quer obrigar seguro e plano médico em corridas com mais de 200 pessoas

Para corridas noturnas, projeto exige o uso de itens refletivos ou de iluminação pessoal pelos corredores e pela equipe...

Piauí concede isenção de ICMS na conta de energia para consumidores de baixa renda

A medida tem efeito a partir de janeiro de 2026 e o beneficiário deve estar inscrito no CadÚnico. O Governo...

Ciro Nogueira intensifica agendas pelo interior do Piauí e destaca atuação em prol dos municípios

Senador percorre cidades de Norte a Sul do estado, reforçando pré-candidatura à reeleição e aproximando-se da população ao ouvir...
spot_img

Idosa fica presa às ferragens após colisão de veículos no Rodoanel de Teresina

Uma idosa de 71 anos, identificada como Helena de Oliveira Lopes, ficou presa às ferragens de um veículo após...

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...
spot_img

Posts Recomendados