O foguete que está prestes a ser lançado para a órbita da Lua faz parte dos preparativos para a retomada das missões tripuladas ao nosso satélite natural.
A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, adiou o lançamento da missão Artemis 1, que estava previsto para a próxima segunda-feira. O foguete que está prestes a ser lançado para a órbita da Lua faz parte dos preparativos para a retomada das missões tripuladas ao nosso satélite natural.
Agora, o lançamento do foguete foi reagendado para a madrugada de terça para quarta-feira. A causa do adiamento é a passagem do furacão Nicole, que está atingindo a costa da Flórida, onde fica a base de lançamento do Centro Espacial Kennedy.
Com a missão Artemis 1, a Nasa espera testar todos os sistemas de controle e comunicações que vão permitir, dentro de alguns anos, o retorno dos astronautas à Lua. O foguete SLS é o maior e mais poderoso já construído na história e vai levar para a órbita lunar a cápsula Orion — onde vai ficar a tripulação em missões futuras.
Depois de manobras na órbita da Lua, a nave vai retornar à terra e, finalmente, aterrissar no Oceano Pacífico, depois de uma viagem de 42 dias.
O lançamento da Missão Artemis 1 está marcado para as o dia 16 de novembro, quarta-feira da próxima semana, às 3 horas da madrugada no horário de Brasília.
POR AGÊNCIA BRASIL