Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Nasa vai explorar asteroide mais valioso do que a economia mundial

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Agência espacial americana acredita que o Psyche 16 possui grande reserva de ferro, avaliada em mais de R$ 56,9 trilhões.

A Nasa, agência espacial americana, lançará em agosto deste ano uma missão espacial com o objetivo de explorar um asteroide com reserva de metais mais valiosas que toda a economia mundial combinada. Localizado em um cinturão entre as órbitas de Marte e Júpiter, o Psyche 16 teria uma quantidade somente de ferro estimada em 10 trilhões de dólares (R$ 56,9 trilhões).

Psyche 16

A missão, batizada de Psyche (Psiquê, em tradução livre), será comandada pela agência espacial e pela Universidade Estadual do Arizona (ASU, na sigla em inglês). A expectativa é que os equipamentos para a exploração da superfície do asteroide cheguem por lá só em 2026.

A sonda espacial responsável pela missão percorrerá um longo caminho de 2,4 bilhões de quilômetros por cerca de quatro anos. O equipamento usará a força gravitacional de Marte para se lançar contra o cinturão no qual o Psyche 16 orbita.

As câmeras da sonda serão ligadas no final de 2025, quando estiver realizando a aproximação final do asteroide. Segundo a Nasa, este processo é essencial para a segurança da missão.

“As imagens também ajudarão os engenheiros a se orientar enquanto se preparam para entrar em órbita em janeiro de 2026. A órbita inicial da espaçonave foi projetada para estar em uma altitude segura e alta, cerca de 700 quilômetros acima da superfície do asteroide”, explica a Nasa, segundo o El País.

Ainda segundo o jornal espanhol, o Psyche 16 tem 200 km de diâmetro e é considerado o maior asteroide do tipo M, o qual seria rico em metais como níquel e ferro. Acredita-se que o corpo rochoso metálico é formado de fragmentos de núcleos do que seriam planetas que foram desintegrados durante a formação do Sistema Solar.

“Se acabar sendo parte de um núcleo de metal, seria a primeira geração de núcleos primitivos em nosso sistema solar”, explica Lindy Elkins-Tanton, pesquisadora de ASU e diretora da missão.

Com informações do Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí lidera crescimento em assassinatos de mulheres negras na última década

Entre 2013 e 2023, o crescimento foi de 58,6%, enquanto a média nacional apontou uma queda de 20,4%. O Piauí...

Sine oferta mais de 200 vagas de emprego em seis cidades do Piauí; Teresina e Floriano estão na lista

Parnaíba, Picos, Piripiri e São João do Piauí estão entre os municípios contemplados. POR LEÔNIDAS AMORIM - COLUNISTA DO PCL O...

Carlo Ancelotti enfim fala sobre acerto com a seleção brasileira

Técnico italiano assume direção da canarinho no dia 26 de maio O italiano Carlo Ancelotti, atual técnico do Real Madrid,...

INSS notifica nesta terça através do aplicativo, os aposentados que tiveram descontos indevidos

A mensagem será enviada pelo app Meu INSS a 9 milhões de beneficiários, que devem indicar se autorizaram ou...
spot_img

Policia Federal deflagra 5ª fase de operação que investiga venda de sentenças no STJ

Apurações identificaram rede de lavagem de dinheiro para dissimular supostas propinas e desvincular o ‘agente corruptor e o servidor...

Desabastecimento de gás de cozinha no Piauí preocupa distribuidoras do produto no estado

O risco de desabastecimento de gás de cozinha no Piauí preocupa os revendedores do produto no estado. Em entrevista...
spot_img

Posts Recomendados