NacionalNo 1º turno, Bolsonaro tem 33% contra 31% de...

No 1º turno, Bolsonaro tem 33% contra 31% de Lula, mostra PoderData

-

spot_img

Pesquisa PoderData feita nesta semana (7-9.jun.2021) mostra que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT) seguem em situação de empate técnico em relação ao 1º turno nas eleições de 2022.

O atual comandante do Planalto marca 33% no levantamento contra 31% do petista. A diferença entre os 2 fica dentro da margem de erro do estudo, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O percentual dos 2 oscilou dentro da margem de erro em comparação à pesquisa anterior, feita um mês antes.

O eleitorado permanece dividido em uma “regra dos terços”: 1/3 está com o atual presidente, 1/3 apoia seu opositor mais expressivo e 1/3 flutua entre os demais candidatos, se diz indeciso ou pretende votar em branco ou nulo.

Bolsonaro e Lula

Dentre os demais nomes, o pedetista Ciro Gomes (PDT) teve alta de 4 pontos percentuais, no limite da margem de erro, em comparação ao levantamento de maio. Concentra 10% das intenções de voto e consolida-se em 3º lugar.

É a 1ª vez que um candidato da chamada “3ª via” desponta entre os demais. Logo atrás vêm Luciano Huck (4%), Luiz Mandetta (4%), João Doria (3%) e João Amoêdo (3%).© Fornecido por Poder360

A eleição presidencial está marcada para 2 de outubro de 2022. Os cenários testados agora devem ser tomados como uma radiografia do momento.

Esta pesquisa foi realizada no período de 7 a 9 de junho de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Foram 2.500 entrevistas em 522 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

DESTAQUES DEMOGRÁFICOS

O gráfico a seguir estratifica o voto de cada entrevistado. O Poder360 destaca:

  • sexo – Bolsonaro tem 45% das intenções de voto entre homens; e 23% entre mulheres;
  • região – no Nordeste, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro diminuiu para 5 pontos percentuais (41% a 36%);
  • escolaridade – Lula tem 38% entre os que cursaram ensino superior; Bolsonaro, 26%;
  • renda – 42% dos desempregados ou sem renda fixa votariam em Lula; 33%, em Bolsonaro.

© Fornecido por Poder360

LULA, HUCK E CIRO GANHAM NO 2º TURNO

Cenários testados pelo PoderData indicam derrota do atual presidente em 3 cenários: com Lula (48% X 37%), com Luciano Huck (45% X 35%) e com Ciro Gomes (44% X 36%). Com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), a situação é de empate técnico, com ambos marcando 39%.

Já Lula ganharia de Huck (45% X 24%) e Ciro (42% X 22%).© Fornecido por Poder360

PODERDATA

O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

PESQUISAS MAIS FREQUENTES

PoderData é a única empresa de pesquisas no Brasil que vai a campo a cada 15 dias desde abril de 2020. Tem coletado um minucioso acervo de dados sobre como o brasileiro está reagindo à pandemia de coronavírus.

Num ambiente em que a política vive em tempo real por causa da força da internet e das redes sociais, a conjuntura muda com muita velocidade. No passado, na era analógica, já era recomendado fazer pesquisas com frequência para analisar a aprovação ou desaprovação de algum governo. Agora, no século 21, passou a ser vital a repetição regular de estudos de opinião.

Do PoderData

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Irmão da primeira dama Michelle Bolsonaro tem cargo no Senado com salário de R$ 13,5 mil

O servidor Diego Torres Dourado, de 33 anos, irmão de Michelle Bolsonaro, foi nomeado no final de março para...

Prefeita Neidinha Lima anuncia a retomada de cirurgias eletivas no Hospital de Guadalupe

A prefeita Neidinha Lima anunciou a volta do conceituado médico Dr. Dílson Barbosa Gomes, com atendimentos em consultório e...

Governo Federal reconhece emergência em 34 cidades do Piauí por causa da seca

Agora, já são 51 as cidades piauienses com reconhecimento federal. A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em...

Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Piauí morre vítima da covid

O comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, Coronel Demetrius Rodrigues do Rêgo, lamentou a morte do bombeiro. Morreu na...
spot_img

Juliette é atração confirmada na live ‘Carvalheira e Xand Avião na Fogueira’

Se não bastasse a presença de nomes como Xand Avião, DJ Ivis, Nattan e Tato do Falamansa, a live...

Florentino Neto anuncia chegada de mais 97.640 doses de vacinas ao Piauí

O anúncio foi feito através das redes sociais. O Piauí deve receber doses da Pfizer, Coronavac e Janssen. O secretário...
spot_img

Posts Recomendados