No Brasil, 50% de crianças e adolescentes podem ter obesos ou com sobrepeso em 2035

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Projeção é do Atlas Mundial da Obesidade 2024 e indica que a obesidade infantil poderá atingir 20 milhões daqui 11 anos

O Brasil pode ter até 50% das crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos com obesidade ou sobrepeso em 2035, aponta Atlas Mundial da Obesidade 2024, lançado nesta sexta-feira (1º) pela Federação Mundial de Obesidade. O documento traz dados atuais sobre a doença no mundo e as projeções para os próximos anos.

De acordo com o documento, a taxa anual de crescimento da obesidade em crianças e adolescentes brasileiros entre 2020 e 2035 será de 1,8%. Segundo os dados, a prevalência de crianças e adolescentes com IMC (Índice de Massa Corporal) elevado era de 34% em 2020, com mais de 15 milhões de afetados. Em 2035, a projeção é de que essa taxa chegue a 50%, com mais de 20 milhões de crianças e adolescentes obesos ou com sobrepeso.

Brasil pode ter 50% de crianças e adolescentes obesos em 2035, diz estudo – Foto: Freepik

Em relação aos adultos, o Atlas sugere que haverá um aumento anual de 1,9% nos números de adultos brasileiros com obesidade e sobrepeso entre 2020 e 2035. Além disso, o documento mostra que, em 2019, ocorreram 177.929 mortes em decorrência de doenças não transmissíveis atribuídas à obesidade, como diabetes, doença arterial coronariana, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e câncer. Dessas, 33.811 óbitos decorreram de diabetes.

Dados apontam para obesidade crescente em países pobres

Além dos dados sobre o Brasil, o documento também traz as estimativas globais para a obesidade. De acordo com as informações, quase 3,3 bilhões de adultos serão afetados pela obesidade em 2035, representando 54% da população mundial.

Em 2020, o número estimado de pessoas adultas obesas no mundo era de 2,2 bilhões. Esse é um valor maior do que os dados anunciados na quinta-feira (29) em estudo publicado no The Lancet em colaboração com a OMS (Organização Mundial da Saúde), que mostrou que há 1 bilhão de pessoas convivendo com a obesidade no mundo.

Ambos os documentos, porém, mostram que os países mais pobres são os mais afetados pela doença. De acordo com o Atlas Mundial da Obesidade, as nações com a maior proporção de adultos vivendo com obesidade e sobrepeso são Tonga e Samoa. O estudo publicado no The Lancet indica os mesmos países como os líderes em obesidade.

“As maiores incidências dessas doenças no mundo estão saindo dos Estados Unidos e indo para outras regiões, muito por conta da exportação de comidas de baixo valor nutritivo, mas com grande apelo calórico”, comenta Ricardo Cohen, coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que não esteve envolvido nos estudos, à CNN.

Diante desse cenário, na visão do especialista, a prevenção da obesidade deve ser a principal estratégia adotada a nível global, além de aumentar o acesso a tratamentos, como medicamentos antiobesidade e cirurgia.

“A prevenção é feita comendo melhor, dormindo melhor, ficando longe das telas e tendo menos estresse. Em resumo, é preciso fazer uma higiene da vida. Essa é a mensagem que precisa ser passada e espero que, em 20 anos, esses números sobre a obesidade comecem a cair”, finaliza.

Os dados do estudo publicado no The Lancet também mostraram que a obesidade mais do que dobrou entre adultos e quadruplicou entre crianças e adolescentes de 5 a 19 anos, no período entre 1990 e 2022. Segundo a análise, 159 milhões de crianças e adolescentes e 879 milhões de adultos viviam com obesidade em 2022. Em 1990, o número de meninos e meninas obesos era de 31 milhões, enquanto o de adultos era de 195 milhões.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Novo edital do Mais Médicos oferece 61 vagas para o Piauí

Vagas são para 45 municípios. Ministério da Saúde lançara novo edital para que os médicos interessados possam se inscrever. Foi...

Menino fica em estado gravíssimo na UTI após se acidentar em vaso sanitário no Piauí

Uma criança barrense, de 8 anos, está em estado gravíssimo na UTI em hospital de Teresina ao sofrer um...

Sancionada lei que prevê meia passagem para estudantes em transporte intermunicipal

O governador em exercício Themistocles Filho (MDB) sancionou a lei aprovada na Assembleia Legislativa do Piauí que prevê meia...

ZPE Piauí exporta 24 toneladas de produtos industrializados para Holanda

A cera de carnaúba fabricada pela Agrocera Piauí tem como destino Amsterdam. O recinto aduaneiro da ZPE Piauí processou, nesta...
spot_img

Prefeito de Floriano inaugurada pavimentação da Travessa Adelina Monteiro no Campo Velho

"A mobilidade urbana traz melhores condições de vida aos moradores, que podem transitar pelo seu bairro com acessibilidade e...

No Piauí, estado tem quase 300 casos de estupro de vulnerável em 2024

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-PI), número é uma redução de 6,6% em relação à quantidade total...
spot_img

Posts Recomendados