Cerca de 9,8% dos domicílios no Piauí não possuem banheiros de uso exclusivos dentro de suas residências, revela dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento também mostra que o Estado ocupa a 3º posição do menor indicador de coleta de lixo do país.
Em relação a falta de banheiros de uso exclusivo, a média dos brasileiros que não possuem esses espaços para os moradores é de 1,8%, ou seja, um pouco menos de 2 a cada 100 domicílios. No Piauí, os 9,8% representam 1 a cada 10 domicílios piauienses.

O percentual só fica atrás do Acre, com 12,6%, e do Maranhão, com 11,8% das residências sem banheiros. O Distrito Federal e Goiás são os estados que todas as residências possuem banheiros de uso exclusivo.
Coleta de Lixo
Em relação a coleta de lixo, o levantamento mostra que no ano de 2022 apenas 69,7% dos domicílios recebem o serviço de coleta de lixo. O IBGE também aponta que a média brasileira de coleta é de 86% dos domicílios. Além do Piauí, os estados com o menor índice de coleta são: Rondônia, com 69,1%, e o Maranhão, com índice de 62%.
O censo também aponta a destinação do lixo domiciliar no Piauí, segundo os dados, cerca de 24,7% queimam o lixo na propriedade, principalmente, nas zonas rurais do Estado. Nesse tipo de destinação é presente em cerca de 6,8% dos domicílios no Brasil.
O recolhimento do lixo feito por caçamba, como é feita no Piauí, atende 3,8% dos domicílios e apresenta outras destinações em cerca de 1,9% dos domicílios.
Fonte: Portal A10+