No Piauí, COE discute surgimento de novas variantes da Covid-19 e possibilidade de nova onda pós eleição

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

São duas as novas versões da Ômicron com casos registrados em alguns estados brasileiros: BQ1 e BQ1.1. As novas subvariantes preocupam as autoridades porque ambas possuem um escape vacinal maior.

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) do Estado do Piauí em reunião na manhã desta quarta-feira (09), discutiu a possibilidade de uma nova onda de Covid-19 provocada pelas novas variantes que apareceram em território nacional. São duas as novas versões da Ômicron com casos registrados em alguns estados brasileiros: BQ1 e BQ1.1. As novas subvariantes preocupam as autoridades porque ambas possuem um escape vacinal maior.

No Piauí, COE discute surgimento de novas variantes da Covid-19 e possibilidade de nova onda pós eleição

De acordo com o médico infectologista Dr José Noronha, membro do COE, no momento não há motivo para pânico no estado. O Piauí não tem casos confirmados pelas novas variantes, mas o COE está vigilante por conta do aumento da positividade do RT-PCR tanto em Teresina, quanto nos demais municípios.” Diante do atual quadro a orientação é para o uso de máscaras por idosos, pessoas com comorbidades, nas instituições de saúde e em transportes coletivos”, alerta o médico.

O boletim semanal elaborado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) apontou que a taxa de positividade dos testes de RT-PCR está aumentando no Piaui embora a taxa de transmissibilidade ainda esteja baixa no estado. ” Temos acompanhado o cenário em outros estados, e temos um plano de contingência, que será colocado em prática se necessário”, revelou o superintendente de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, que também é membro do COE. Segundo ele, em relação aos óbitos e às solicitações de leito para tratamento da doença, o cenário atual é de estabilidade.

José Noronha chama a atenção da população para a importância da dose de reforço a fim de se manter os níveis de proteção contra a covid-19. “É importante que as pessoas completem os ciclos de vacinação, recebendo todas as doses de reforço disponíveis, para cada faixa etária. Os reforços fortalecem a proteção contra o vírus e as variantes delta e ômicron. Com o ciclo vacinal completo e nos prazos recomendados, o nível de proteção aumenta, evitando casos graves”, destaca.

Herlon Guimarães reforça a necessidade da manutenção da Campanha Nacional de Vacinação contra Covid-19, com a aplicação das doses de reforço. Iniciada em janeiro de 2021, a campanha segue sendo realizada em todos os municípios do estado. Pessoas com 18 anos ou mais já podem tomar a segunda dose de reforço, conforme orientação do Ministério da Saúde. Os adolescentes de 12 a 17 anos devem receber a primeira dose de reforço contra a doença. E para as crianças de 3 a 11 anos, a recomendação é a aplicação de duas doses.

FMS alerta para o aumento da positividade covid-19 em Teresina

O painel situacional da 44ª semana epidemiológica de 2022 (30 de outubro a 5 de novembro) indica o aumento de 7% na Positividade–RT-PCR, reação de Transcriptase Reversa seguida de Reação em Cadeia da Polimerase para COVID-19. Mesmo com o aumento da positividade de testes o nível de transmissão (CDC) continua em faixa verde, ou seja, baixo.

“Devemos continuar vacinando as pessoas que ainda não tem o esquema vacinal completo. Apesar de já termos mais de 98% da população adulta vacinada e 80% das crianças acima de 5 anos, temos que focar em vacinar as crianças menores (de 3 a 4 anos). Estamos aguardando as doses da vacina Coronavac (a que é autorizada para esta faixa etária)”, explica Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina.

Fonte: Portal A10+

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Professores e famílias devem estar engajados no combate ao racismo

Escola deveria ser lugar de transformação de cultura, diz especialista Em abril, casos de racismo em escolas de elite ganharam...

Bebê de quatro meses entra em coma alcoólico por causa de mamadeira com vinho

A avó da criança se confundiu ao preparar a mamadeira. As autoridades consideram o incidente como um acidente doméstico. Um...

Júnior Nato lidera em todos os cenários, na espontânea, estimulada e tem aprovação de 89,04%, aponta pesquisa realizada em Jerumenha pelo Datamax

O instituto ouviu 301 eleitores no período de 23 a 24 de abril nas zonas rural e urbana do...

Alexandre de Moraes suspende lei que concedia autonomia a clubes de tiro

Ministro atendeu a pedido apresentado pelo PT, que questionou uma lei municipal de Ribeirão Preto (SP). O ministro Alexandre de...
spot_img

Metrô de Teresina vai funcionar gratuitamente nos fins de semana que antecedem o Dia das Mães

Segundo a empresa que administra o serviço, o horário de funcionamento será das 7h às 13h30. O metrô de Teresina...

Unidades Básicas de Saúde de Floriano recebem novas câmaras frias

A secretária de saúde, Caroline Reis, destacou a importância dos novos equipamentos para o bom funcionamento dos serviços de...
spot_img

Posts Recomendados