No Piauí, crimes contra LGBTQIA+ atingem 991 casos com 10 mortes em 2023

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dados divulgados pela SSP-PI apontam que maioria das vítimas de crime eram jovens e negros.

O Brasil é um dos países mais perigosos para a comunidade LGBTQIAPN+, figurando entre as nações mais homofóbicas e transfóbicas do mundo. Em 2023, foram registradas 257 mortes violentas de pessoas LGBT no país. No Piauí, a situação não é diferente. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) nesta terça-feira (20), o estado registrou 991 casos de crimes contra membros da comunidade LGBTQIAPN+ em 2023, além de 10 mortes violentas.

Foto: Brasil de Direitos

O aumento dos casos de transfobia no Piauí é preocupante. Exemplo disso é o assassinato da cabeleireira Aryadina Monteiro, de 23 anos, ocorrido na última segunda-feira (22) no bairro São Joaquim, zona Norte de Teresina.

O Boletim de Dados de Violência Contra a Pessoa LGBTQIAPN+, em sua segunda edição, revela que, no último ano, 68 crimes de discriminação ligados à identidade de gênero ou orientação sexual foram denunciados no Piauí. Dos 991 casos notificados, a maioria das vítimas era jovem: 43% tinham entre 20 e 29 anos, muitos deles estudantes, enquanto 29% eram adultos com idades entre 30 e 39 anos. Esses números podem, inclusive, estar subnotificados, considerando que muitos casos não chegam a ser registrados.

O recorte racial também é um fator importante na análise dos dados. Entre as vítimas, 68,29% eram negras, o que demonstra a interseção entre violência contra LGBTQIAPN+ e racismo.

Crimes patrimoniais e ameaças predominam

Os crimes de natureza financeira, como estelionato, furto e roubo, representaram mais de 40% das ocorrências. Já as ameaças correspondiam a 16,3% dos registros, seguidas por estelionato (15,6%), furto (14,4%) e roubo (11,4%). Esses dados indicam que a maioria dos crimes contra a comunidade LGBTQIAPN+ no Piauí é de natureza patrimonial, seguido por ameaças e crimes contra a honra.

Violência letal

A violência letal intencional (MVI) também se destacou nos registros, com 40% das mortes violentas ocorrendo entre vítimas de 40 a 49 anos. A maioria dessas vítimas eram pessoas negras (90%), e os crimes foram predominantemente cometidos com armas de fogo, em residências, estabelecimentos comerciais ou vias públicas.

Canais de denúncia

Um dos principais canais de apoio e denúncia é o Disque Cidadania LGBTQIA+, que atende vítimas de transfobia no Piauí, oferecendo suporte e acolhimento. O serviço é mantido pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio do Centro de Referência LGBTQIA+ Raimundo Pereira, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI). Denúncias podem ser feitas pelo telefone (86) 3213-7086.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Projeto de Lei proíbe cirurgias em animais para fins estéticos em Teresina

A multa pelo descumprimento da legislação pode chegar a R$ 500. Tramita na Câmara Municipal de Teresina (CMT) um Projeto...

Ministro Flávio Dino estabelece orçamento de emergência para combate a incêndios

Ministro do STF libera créditos fora da meta fiscal até o fim do ano Até o fim do ano, o...

Pablo Marçal faz tomografia, é medicado e passará a noite em hospital

Candidato agredido por José Luiz Datena no debate da TV Cultura está no Sírio Libanês, em São Paulo Após ser...

Datena dá cadeirada em Pablo Marçal durante debate em São Paulo

Agressão aconteceu durante o debate da TV Cultura, na noite deste domingo (15). Datena foi expulso do encontro, enquanto...
spot_img

Brasil vive terrorismo climático, diz Marina Silva

Para ministra, pessoas usam altas temperaturas para atear fogo ao país. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima,...

Governo Federal cogita volta do horário de verão; especialistas discutem eficácia

Nos últimos dias, o ministro de Minas e Energia disse que o horário de verão, cancelado desde 2019, poderá...
spot_img

Posts Recomendados