No Piauí, mais de 2,6 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo (06)

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A votação acontece tem início às 08h e encerra às 17h em todo o país, conforme horário de Brasília.

O 1º turno das eleições municipais será realizado neste domingo (06), onde os moradores de todas as cidades do Brasil irão às urnas votar em seus representantes para os cargos de vereador e prefeito. A votação acontece das 08h às 17h em todo o país, conforme horário de Brasília.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), são 2 milhões, 698 mil e 764 eleitores aptos a votar no pleito municipal, a maior eleição já realizada no estado. A capital Teresina possui o maior colégio eleitoral, com 558.661 eleitores. Em seguida aparece Parnaíba, com 114.620 aptos a votar.

Foto: Arquivo/Liberal

O que pode e o que não pode fazer no dia da votação

A Justiça Eleitoral estabelece algumas condutas dos eleitores durante o pleito. Na lista do que cada cidadão pode fazer no dia da eleição, é destacado a proibição de qualquer atitude que possa representar risco à segurança, sigilo do voto e o livre exercício da democracia.

Para isso, as pessoas devem estar atentas às praticas vedadas nos locais de votação, pois algumas podem ser consideradas crimes eleitorais. Um exemplo disso é a boca de urna e distribuição de panfletos nas seções eleitorais.

É permitido

A livre manifestação do voto, desde que silenciosa, como o uso de broches, camisetas, panfletos e adesivos, é permitida no dia da eleição. A colinha também é uma ferramenta permitida, e ajuda os eleitores “esquecidos”, além de acarretar em uma celeridade na votação.

Não é permitido

O uso de telefone celular, máquina fotográfica, ou qualquer instrumento de comunicação dentro da cabine de votação é proibido pela Justiça Eleitoral. A aglomeração de pessoas com camisas e adereços padronizadas até o término da votação também é proibida.

Nas 48h antes da eleição e 24h após, também é vedada a circulação de pessoas armadas em uma distância de até 100m dos locais de votação. O uso de armas de fogo e outros tipos de armamento é permitido apenas aos integrantes das Forças de Segurança.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Jesse James reúne maior número de apoiadores na carreata de encerramento em Guadalupe e se consolida como favorito para o pleito de 2024

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na noite de sábado, 5 de outubro, os candidatos à prefeitura de Guadalupe...

Eleição 2024: Votação se inicia às 8h no horário de Brasília e vai até as 17h

O primeiro turno das eleições de 2024 está marcado para este domingo (6). Pela primeira vez em uma eleição...

Eleições 2024: Quase 156 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo em 5.569 cidades do Brasil

Votação vai de 8h às 17h (horário de Brasília); país tem quase 464 mil candidatos a prefeito, vice-prefeito e...

População indígena do Piauí aumentou 144% em 12 anos, diz IBGE

Número de municípios piauienses com habitantes indígenas subiu de 122 em 2010 para 157 em 2022. O IBGE divulgou nesta...
spot_img

Concurso dos Correios destina 30% das vagas para negros e indígenas

Editais para analistas e técnicos saem na próxima quarta-feira O concurso nacional dos Correios destinará 30% das vagas para pessoas...

Bombeiros do Piauí reforçarão segurança neste domingo de eleição

A ação com militares do CBMEPI se dará em Teresina e alguns municípios do Estado. Neste domingo (6), serão realizadas...
spot_img

Posts Recomendados