Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Norte e Nordeste ainda sofrem com falta de energia, após quatro horas de início do apagão

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Há também relatos de falta de energia em Goiás, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Falha foi registrada às 8h31 e atingiu todos os estados do país, exceto Roraima. Governo federal não informou a causa

Após cerca de quatro horas, partes do Norte e Nordeste do Brasil ainda sofrem com o apagão de energia elétrica que afetou todas as unidades da federação, exceto Roraima, na manhã desta terça-feira (15). (veja a lista de estados no fim desta reportagem).

Divulgação/Neoenergia

O Ministério de Minas e Energia informou que o fornecimento foi restabelecido no Sul, Sudeste, Centro-Oeste, em 55% da região Norte e 81% do Nordeste (incluindo todas as capitais). Ainda assim, em Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, o fornecimento não havia sido normalizado integralmente até por volta das 12h50, segundo as concessionárias locais.

Segundo MME e Operador Nacional do Sistema (ONS), o Sistema Interligado Nacional teve uma falha falha às 8h31 e que, desde então, trabalhavam para restabelecer a energia. A causa do incidente ainda não foi divulgada (leia mais abaixo).

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou em entrevista nesta terça-feira (15) que, apesar da “ação rápida” do governo em resposta ao apagão de energia que atingiu 25 dos 26 estados e o Distrito Federal, há um problema ainda não resolvido sobre o tema em Imperatriz (MA).

Metrôs parados

Os metrôs de Belo Horizonte, Salvador e São Paulo foram impactados com a falta de energia. Na capital baiana, os passageiros tiveram de deixar os vagões e caminhar pelos trilhos.

Caos no trânsito

Outra consequência quase imediata foi o desligamento de semáforos em várias partes do país, o que causou transtornos em cidades como Teresina, Fortaleza e Belém.

No Pará e no Amapá, além da não distribuição de energia, a população ficou sem água. Moradores da Grande Belém, cidades do nordeste do estado, sudoeste e sudeste relataram que após a queda de energia elétrica também houve falta de água.

Em nota, a concessionária de Saneamento do Amapá informou que o abastecimento de água foi suspenso em todas as regiões e que após o restabelecimento da energia elétrica, o fornecimento de água retornaria gradativamente

Escolas dispensaram alunos

Em Macapá, algumas escolas dispensaram os alunos mais cedo. Imagens mostraram os estudantes na porta dos colégios, e outros deixando as unidades no bairro Central.

Sem Pix e à luz de vela

Comerciantes também foram afetados.

“Quando nós chegamos aqui por volta das 6h15 já estava sem energia, e aí por volta das 7h15 voltou. Depois faltou de novo e estamos sem até agora. Nós dependemos de internet, de liquidificador para fazer suco, e principalmente de maquininhas de cartão e Pix”, disse Wanderson Fernandes, proprietário de um quiosque no centro de Teresina.

Em Manaus, João Carneiro, de 43 anos, disse que teve prejuízo porque não conseguiu assar pão no forno elétrico.

“O fermento que usamos não pode ficar muito tempo, que o produto estraga. Então, tudo isso gera prejuízo”, disse o comerciante.

Consultas suspensas

Em São Luís, (MA), o Hospital do Câncer parou as áreas de consultas e exames porque não havia gerador de energia. Muitas pessoas que esperavam atendimento decidiram ir embora.

Causas estão sendo apuradas, diz ONS

Em nota, o Operador Nacional do Sistema disse que uma ocorrência às 8h31 interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também os do Sudeste. O g1, entretanto, registrou relatos de falta de energia também em Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

“As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos [dos 16 mil MW afetados]”, informou o órgão.

Gráfico do ONS mostra queda brusca na geração de energia por volta das 13h10 desta terça-feira (15). — Foto: Reprodução ONS
Gráfico do ONS mostra queda brusca na geração de energia por volta das 13h10 desta terça-feira (15). — Foto: Reprodução ONS

 

O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse ter determinado a criação de uma sala de situação e a apuração das causas do incidente.

Segundo o coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, a causa do apagão deve ser operacional, pois não há um alerta pela seca, por exemplo, que pudesse impactar a produção e distribuição de energia.

“Apesar do baixo nível de chuva, não estamos em uma situação de seca extrema, principalmente na região nordeste, que foi onde começou o apagão”, explica.

Veja os estados afetados pelo apagão:

Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraná
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rio de Janeiro
Rondônia
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins

Por g1

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Jair Bolsonaro diz que próxima manifestação em prol da anistia deve acontecer no Nordeste

Após manifestações no Rio e em São Paulo pedindo perdão para os envolvidos na suposta tentativa de golpe, ex-presidente...

Júlio César pode receber o apoio do deputado Jadyel Alencar para o Senado em 2026

O parlamentar se encontrou com o deputado estadual Georgiano Neto, filho de Júlio César, na última sexta. O deputado federal...

Brasil tem reservas para enfrentar decisões de Trump, diz Lula

Presidente disse ainda que economia deve crescer em 2025 O Brasil tem reservas internacionais suficientes para enfrentar as decisões do governo...

Receita recebe mais de 9 milhões de declarações do Imposto de Renda

Prazo para entrega termina às 23h59min59s de 30 de maio Em três semanas de entrega, a Receita Federal recebeu 9.399.106 declarações...
spot_img

Chapa MDB-PSD é defendida por Júlio César após ser chamada de “fictícia” por Flávio Nogueira

Após o deputado federal Flávio Nogueira (PT) classificar como “fictícia” a possível chapa majoritária ao Senado formada por MDB...

Sem saber, idosa usava pedra de R$ 6 milhões para travar porta

Preciosidade da peça só foi descoberta após a morte da senhora. Uma idosa na Romênia usou durante anos de sua...
spot_img

Posts Recomendados