Nova lei de transparência exige mudanças nos postos de combustível do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A nova legislação tem como objetivo principal garantir que os consumidores recebam informações claras e elaboradas sobre a composição e os preços dos combustíveis.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, sancionou a Lei nº 8.530, que cria uma política estadual de transparência ao consumidor na venda de combustíveis. A nova legislação tem como objetivo principal garantir que os consumidores recebam informações claras, precisas, legíveis e elaboradas sobre a composição e os preços dos combustíveis, com destaque especial para a gasolina formulada no estado.

Nova lei de transparência exige mudanças nos postos de combustível do Piauí

De acordo com a lei, os postos de combustível deverão exibir placas ou painéis informativos com dimensões mínimas de 65×50 cm, detalhando a origem dos combustíveis, seja de refinarias, centrais petroquímicas, formuladoras ou importação. A iniciativa de autoria do deputado estadual Francisco Limma (PT).

Além disso, será obrigatório apresentar comparativos entre os preços da gasolina formulada e da refinada, permitindo que os consumidores entendam melhor as diferenças de custo e qualidade. A gasolina formulada, que utiliza resíduos petroquímicos em sua composição, é muitas vezes mais barata, mas enfrenta questionamentos sobre sua qualidade e impacto no desempenho dos veículos.

Outros pontos citados na lei é que as placas ou painéis informativos deverão também informar o percentual de álcool adicionado, bem como no caso de gasolinas aditivadas, a correta especificação do tipo e da marca de aditivo utilizado.

Ainda de acordo com a nova legislação estadual, os painéis deverão informar sobre a eventual adição de solventes aos combustíveis e os valores dos impostos e contribuições federais, estaduais incidentes sobre os combustíveis comercializados.

A fiscalização e a aplicação do disposto da nova lei serão realizadas pelos órgãos competentes, no qual deverão fiscalizar se todos as medidas estão sendo aplicadas de fato pelos proprietários de postos de combustíveis no Piauí. A lei entrou em vigor a partir da data de sua publicação, ou seja, dia 18 de novembro de 2024.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Viagens de lazer no Piauí crescem 75% e praia é destino preferido da população

Os piauienses realizaram cerca de 63 mil viagens de lazer em 2024, segundo pesquisa do IBGE divulgada nesta sexta-feira...

Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes

O Ministério da Saúde iniciou a liberação de mosquitos Aedes aegypti machos e estéreis na aldeia Cimbres, no município...

Show católico com Adriana Melo encerra festejos de Nossa Senhora de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O show católico da cantora Adriana Melo, realizado na noite desta sexta-feira, 12...

Piauí participa do maior mutirão de cirurgias da história do SUS neste fim de semana

O Hospital da Polícia Militar (HPM) e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) participarão da ação, que faz parte do...
spot_img

Moraes diz que retirada de sanções contra ele e esposa é ‘vitória do Judiciário brasileiro’

Ministro do STF agradeceu atuação do presidente Lula; Estados Unidos retiraram ele e a esposa da lista da Lei...

Banco do Brasil adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo

Uma das maiores instituições financeiras do país vai passar a disponibilizar crédito orientado para os inscritos no Cadastro Único O...
spot_img

Posts Recomendados