Manchas de óleo foram encontradas na praia Pedra do Sal em Parnaíba, Barra Grande, em Cajueiro da Praia; Coqueiro e Barro Preto, em Luís Correia.
Novas manchas de óleo foram encontradas no litoral piauiense nesta segunda-feira (24). Dessa vez, o óleo foi encontrado na praia de Pedra do Sal, em Parnaíba.
De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), além de Pedra do Sal, foram achadas manchas de óleo em outras três praias piauienses, apenas na última semana: Barra Grande, em Cajueiro da Praia; Coqueiro e Barro Preto, em Luís Correia.
Waneska Vasconcelos, auditora fiscal, ambiental e coordenadora da Semar em Parnaíba, informou que será enviada uma equipe até a praia de Pedra do Sal nesta terça-feira (25) para fazer uma varredura no local.
Desde o último dia 17 de outubro, um grupo de trabalho formado por representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Marinha do Brasil e Instituto Tartarugas do Delta, está monitorando o litoral do estado para detectar mais vestígios do óleo.
“Estamos fazendo uma varredura nas praias onde esses pequenos fragmentos estão sendo encontrados. Eles são diferentes das manchas que surgiram em 2019”, disse Waneska.
Caso a população se depare com as manchas de óleo nas praias, a Semar orienta que:
- Não entre em contato com o óleo. Se houver contato, retire a substância com delicadeza, utilizando óleo de coco ou de cozinha. Em seguida, lave com água e sabão. Em caso de reação alérgica ao toque, ou ingestão do óleo, procurar uma Unidade Básica de Saúde;
- Acione os órgãos ambientais: SEMAR: (86) 99464-1242; IBAMA: (86) 99456-8343; ICMBio: (61) 99158-9384;
- Ao encontrar animais feridos ou em contato com o óleo, a instrução é ligar para o ICMBio (61) 99158-9384. Além disso, importante ressaltar que o animal não deve ser lavado, nem devolvido ao mar antes da avaliação de um veterinário ou biólogo.
- Em caso de tartarugas encalhadas entrar em contato com o @institutotartarugasdodelta através do número (86) 99968-0197.
Com informações do Clube News