Giro 360Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer;...

Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer; entenda as mudanças

-

Piso salarial foi oficializado pelo governo em dezembro e representa aumento de R$ 103 em relação a 2025

O novo valor do salário mínimo em 2026 é de R$ 1.621 e começa a valer nesta quinta-feira (1º/1). A quantia representa aumento de 6,79% em relação ao montante anterior, quando o piso salarial era de R$ 1.518.

OFICIAL: Salário Mínimo será de R$ 1.621 em 2026; veja o valor da hora e do dia (Imagem: Geração/FDR)

O montante foi oficializado no Diário Oficial da União (DOU), em decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 24 de dezembro. Assim, o aumento será de R$ 103 em relação ao piso de 2025.

O valor do reajuste do salário mínimo segue cálculo específico estabelecido na lei. Para isso, é aplicado inicialmente o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos 12 meses, fechado em novembro, que foi de 4,18%. No ano, o acumulado é de 3,68%.

Depois, incide sobre o cálculo o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. Em 2024, o PIB avançou 3,4%, no entanto, o arcabouço fiscal estipula que o valor correspondente ao PIB considerado no cálculo não passe do intervalo de 0,6% a 2,5%.

O reajuste no salário mínimo é estipulado pelo governo no envio do Projeto de Lei Orçamentária Anual. Para 2026, a proposta do Planalto era que o piso fosse de R$ 1.630. No substitutivo aprovado pelo Congresso Nacional, o valor ficou em R$ 1.631.

Depois, porém, o montante caiu para R$ 1.621, devido ao fato de a inflação apurada ser menor do que a prevista anteriormente.

Mínimo é referência

O salário mínimo é valor de referência para o pagamento de benefícios do INSS pelo piso, como aposentadorias, pensões e BPC. Também será atualizada para o mesmo valor a quantia paga pelo PIS/Pasep e seguro-desemprego (valor mínimo).

Os microempreendedores também precisam ficar atentos. Com a mudança no salário mínimo, a contribuição mensal individual dos MEIs sobe para R$ 81,05, além dos tributos específicos para cada atividade.

Outra mudança está relacionada aos Juizados Especiais Cíveis, responsáveis pelo julgamento de processos de até 40 salários mínimos, e o de causas que não exigem advogado (20 salários mínimos). Os valores, agora, são de R$ 64.840 e R$ 32.420, respectivamente.

Nas ações dos Juizados Especiais Federais, com pagamento por meio de Requisição de Pequeno Valor (RPV), o limite sobe para R$ 97.260, equivalente a 60 salários mínimos. Processos com valores superiores serão pagos via precatórios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Prefeito Júnior Nato recebe van para a saúde de Jerumenha viabilizada com emendas parlamentares

O prefeito de Jerumenha, Júnior Nato, recebeu nesta sexta-feira (13) uma van destinada ao transporte de pacientes que precisam...

Estudantes de escola pública do Piauí conquistam 1º lugar em competição nacional com ferramenta para controlar consumo de água

Duas estudantes da rede pública estadual do Piauí conquistaram o primeiro lugar na edição 2026 do Projeto Pioneiros, competição...

Dono de clínica terapêutica é preso por suspeita de cárcere privado no litoral do Piauí

Estabelecimento foi interditado após fiscalização identificar quartos com travas externas, internações irregulares e problemas de higiene. O proprietário de uma...

Procon e Imepi fiscalizam 62 postos de combustíveis em 18 municípios do Piauí

Uma fiscalização realizada entre os dias 9 e 13 de novembro identificou irregularidades em postos de combustíveis de 18...

Dono de rede de farmácias em Teresina é investigado por envolvimento em roubo de carga de R$ 350 mil

Um empresário de Teresina, proprietário de uma rede de farmácias, está entre os investigados na Operação Remédio Amargo, deflagrada...

Taxas de embarque em rodoviárias do Piauí são reajustadas; confira os novos valores

As taxas de embarque cobradas nos terminais rodoviários de Teresina, Picos e Floriano, no Piauí, foram reajustadas em 4,2%....

Mais Lidos

Câmara dos Deputados realiza debate sobre direitos culturais dos povos indígenas

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realiza...

Aneel aprova novo reajuste que vai aumentar conta de luz em nove estados

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta quarta-feira...

Você também pode gostarRECOMENDADO