Número de alunos em cursos à distância supera ensino presencial pela primeira vez no Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais de 5,1 milhões de estudantes estão matriculados em EAD, mas oferta segue concentrada em quatro estados e há desigualdade entre redes públicas e privadas.

Pela primeira vez em uma década, o número de estudantes matriculados no ensino superior à distância (EAD) no Brasil superou o de alunos em cursos presenciais. Segundo o Censo da Educação Superior, divulgado nesta segunda-feira (22) pelo Inep, mais de 5,18 milhões de estudantes estão matriculados no modelo remoto, em um total de 10,22 milhões no país. Em 2024, mais de 3 mil municípios contavam com instituições oferecendo cursos a distância, um crescimento de 97% em 10 anos.

Apesar da expansão, a oferta ainda é concentrada: quatro estados — Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro — concentram 88% das instituições de ensino a distância, enquanto Amapá, Roraima, Acre e Distrito Federal registram os menores índices.

A diferença entre redes públicas e privadas também é significativa. Entre os novos estudantes, 73% dos matriculados em faculdades particulares optaram pelo EAD, enquanto nas instituições públicas esse índice foi de apenas 15%.

Outro dado recente mostra os desafios estruturais da educação no Brasil: uma em cada três escolas de ensino fundamental e médio não possui internet adequada para aprendizado. São 18 mil unidades com conexão lenta e mais de 2 mil, todas públicas, sem energia elétrica.

Para o diretor de estatísticas educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, o ensino a distância pode ser estratégico em regiões de difícil acesso, como Norte e Nordeste, complementando a presença da rede federal.

“Educação a distância num país como o nosso, com essa extensão territorial e as dificuldades de locomoção, pode ser muito útil. O que a gente defende é que essa educação a distância seja ofertada para resolver questões específicas, sobretudo na região Norte do país. Cabe lembrar também que a região Norte e a Nordeste são as duas regiões com maior presença da rede federal”, afirmou o diretor do INEP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mutirão da Saúde em Manoel Emídio realiza 600 exames preventivos em parceria com o SENAR

A Prefeitura de Manoel Emídio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Serviço Nacional de...

Paulo Henrique Pinheiro é eleito novo reitor da Uespi

Ele obteve 67,71% dos votos válidos, a candidata Lucineide Barros obteve 32,29%. O professor Paulo Henrique Pinheiro foi eleito, nesta...

Frei Gilson receberá título de cidadania piauiense aprovado pela Alepi

Será o segundo título de cidadania no Nordeste que o frei receberá, a mesma homenagem foi proposta pela Assembleia...

Bertolínia amplia ações do Novembro Azul e reúne homens da Comunidade Placa em encontro informativo

A Prefeitura de Bertolínia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na última segunda-feira (10) o 1º Encontro...
spot_img

Deputado Marcus Vinícius e secretário Chico Lucas alinham ações para fortalecer a segurança de Floriano

Floriano recebe investimentos estratégicos para fortalecer a segurança Por Leônidas Amorim - Colunista do Portal Cidade Luz Em uma ação conjunta...

Joel Rodrigues rebate acusações de Fábio Novo e destaca “silêncio seletivo” do PT

Presidente do Progressistas critica insinuações sem provas contra Ciro Nogueira e questiona omissão do deputado em casos envolvendo aliados...
spot_img

Posts Recomendados