Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Número de lares homoafetivos no Piauí sobe de 312 para 2.697 em 12 anos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo o IBGE o aumento de lares homoafetivos no estado foi de 764%

Em 12 anos, o Piauí registrou um crescimento de 764% nos lares formados por casais homoafetivos. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (25), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE.

De acordo com o Censo Demográfico o número passou de 312 domicílios em 2010 para 2.697 em 2022, representando 0,25% do total de lares do estado. O levantamento também apontou mudanças significativas na estrutura familiar, com uma queda na proporção de casais de sexos diferentes e um aumento no número de lares sem cônjuge.

Número de lares homoafetivos no Piauí sobe de 312 para 2.697 em 12 anos – Foto: Divulgação

No Brasil, a média de lares homoafetivos também cresceu: em 2022, 0,54% dos domicílios tinham cônjuges do mesmo sexo, frente a 0,10% em 2010.

Entre as unidades da federação, o Distrito Federal (0,76%), Rio de Janeiro (0,73%) e São Paulo (0,67%) tiveram as maiores proporções, enquanto Piauí (0,25%) e Tocantins (0,30%) registraram as menores.

Além do aumento nos lares homoafetivos, o Censo revelou mudanças na composição dos domicílios em relação ao estado civil.

Em 2022, cerca de 60,71% dos lares no Piauí eram constituídos por um responsável e cônjuge de sexo oposto, uma queda em comparação com os 68,62% registrados em 2010.

Paralelamente, 39,04% dos lares piauienses em 2022 não tinham cônjuge, o que inclui pessoas morando sozinhas ou acompanhadas de filhos, netos, pais e outros parentes. Em 2010, essa proporção era de 31,33%, indicando um crescimento de 7,71 pontos percentuais.

No cenário nacional, a diminuição de lares com casais de sexos diferentes também é evidente: 57,55% dos domicílios eram compostos por cônjuges de sexos opostos em 2022, uma queda em relação aos 65,26% registrados em 2010. Já os domicílios sem cônjuges passaram de 34,62% para 41,91%, um aumento de 7,29 pontos percentuais.

Para o IBGE, esses dados refletem a diversidade e as transformações na estrutura familiar no Piauí e em todo o país, acompanhando tendências de independência e a valorização de novos formatos de convivência.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

A partir de hoje é proibido apreender motos por débitos tributários em operações policiais no Piauí

Além desta, mais cinco leis do Pacto Pela Ordem foram sancionadas pelo Governo e passam a valer. Veja quais...

Projeto quer multar em até R$ 200 mil fraudes em postos de combustível no Piauí

Texto apresentado por Warton Lacerda (PT) prevê penalidades severas, incluindo cassação de inscrição estadual, para estabelecimentos que adulterarem bombas. Um...

Oposição na Câmara pede ao STF que obrigue a instalação da CPI do INSS

Na prática, o mandado de segurança força o STF a se posicionar sobre a CPI no momento em que...

Além de subir imposto, governo Lula vai cortar R$ 31 bilhões em gastos

Mais detalhes sobre as mudanças no IOF serão informados posteriormente pelo governo. Os ministérios da Fazenda e do Planejamento e...
spot_img

Ministro Flávio Dino do STF diz ter recebido mensagem com ameaças e ofensas

Texto foi enviado por meio da ouvidoria do tribunal O ministro Flávio Dino (foto), do Supremo Tribunal Federal (STF), relatou...

MDS informa que ameaça de bomba foi controlada pela PMDF

Pasta reitera sua confiança no trabalho da PMDF e se coloca à disposição para colaborar com os esclarecimentos necessários O...
spot_img

Posts Recomendados