Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Número de lares homoafetivos no Piauí sobe de 312 para 2.697 em 12 anos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo o IBGE o aumento de lares homoafetivos no estado foi de 764%

Em 12 anos, o Piauí registrou um crescimento de 764% nos lares formados por casais homoafetivos. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (25), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE.

De acordo com o Censo Demográfico o número passou de 312 domicílios em 2010 para 2.697 em 2022, representando 0,25% do total de lares do estado. O levantamento também apontou mudanças significativas na estrutura familiar, com uma queda na proporção de casais de sexos diferentes e um aumento no número de lares sem cônjuge.

Número de lares homoafetivos no Piauí sobe de 312 para 2.697 em 12 anos – Foto: Divulgação

No Brasil, a média de lares homoafetivos também cresceu: em 2022, 0,54% dos domicílios tinham cônjuges do mesmo sexo, frente a 0,10% em 2010.

Entre as unidades da federação, o Distrito Federal (0,76%), Rio de Janeiro (0,73%) e São Paulo (0,67%) tiveram as maiores proporções, enquanto Piauí (0,25%) e Tocantins (0,30%) registraram as menores.

Além do aumento nos lares homoafetivos, o Censo revelou mudanças na composição dos domicílios em relação ao estado civil.

Em 2022, cerca de 60,71% dos lares no Piauí eram constituídos por um responsável e cônjuge de sexo oposto, uma queda em comparação com os 68,62% registrados em 2010.

Paralelamente, 39,04% dos lares piauienses em 2022 não tinham cônjuge, o que inclui pessoas morando sozinhas ou acompanhadas de filhos, netos, pais e outros parentes. Em 2010, essa proporção era de 31,33%, indicando um crescimento de 7,71 pontos percentuais.

No cenário nacional, a diminuição de lares com casais de sexos diferentes também é evidente: 57,55% dos domicílios eram compostos por cônjuges de sexos opostos em 2022, uma queda em relação aos 65,26% registrados em 2010. Já os domicílios sem cônjuges passaram de 34,62% para 41,91%, um aumento de 7,29 pontos percentuais.

Para o IBGE, esses dados refletem a diversidade e as transformações na estrutura familiar no Piauí e em todo o país, acompanhando tendências de independência e a valorização de novos formatos de convivência.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Operação nacional contra feminicídio e violência prende 387 pessoas

Desde o início do mês, mais de 2,5 milhões de vítimas foram atendidas A Operação Shamar, de combate à violência contra...

Justiça Eleitoral cassa mandatos de vereadores do PSD em cidade do Piauí por fraude na cota de gênero

O Ministério Público reconheceu que houve indícios de fraude, como a ausência de movimentação financeira vinculadas a candidata e...

Prefeito filiado ao PT no Sul do Piauí discute melhorias para sua cidade com Ciro Nogueira

O que chama atenção é que Nonatinho é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) O senador Ciro Nogueira (Progressistas) divulgou...

Piauí adere ao Contrata+Brasil e lança programa Contrata MEI para beneficiar empreendedores individuais

Iniciativa busca agilizar contratações públicas, valorizar microempreendedores e melhorar a prestação de serviços no estado. Nesta quinta-feira (7), durante o...
spot_img

Novo medicamento oral para obesidade mostra eficácia na perda de peso

Estudo aponta que a molécula experimental orforgliprona tem resultados promissores também saúde cardiovascular A farmacêutica Eli Lilly divulgou nesta quinta-feira...

Oposição reúne 41 assinaturas no Senado por impeachment de Alexandre de Moraes

O pedido já protocolado, depende agora de decisão do presidente da Casa, Davi Alcolumbre. Na manhã desta quinta-feira (7), a...
spot_img

Posts Recomendados