Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Número de pedidos de novas ferrovias chega a 89 em um ano; investimentos somam R$ 258 bilhões

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Do total de pedidos, 81 foram protocolados no Ministério da Infraestrutura durante a vigência da Medida Provisória 1065/2021. Os demais tramitam direto na ANTT, sob a regência da Lei 14.273/2022

Após um ano da elaboração do marco legal das ferrovias, a quantidade de pedidos de novas ferrovias chegou a 89. A nova legislação abriu a possibilidade de a iniciativa privada projetar, construir e operar linhas férreas e terminais ferroviários no Brasil. Do total de pedidos, 81 foram protocolados no Ministério da Infraestrutura durante a vigência da Medida Provisória 1065/2021. Já os demais começaram a tramitar direto na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sob a regência da Lei 14.273/2022. 

Os requerimentos foram apresentados por 39 proponentes e somam 22.442 quilômetros de novos trilhos em todas as regiões do Brasil. A projeção é de que haja investimento de cerca de R$ 258 bilhões. Esse valor corresponde apenas a recursos privados.

“É um fato extremamente positivo a ideia de aumentar a participação de modais como o ferroviário na nossa matriz de transporte. Isso é absolutamente fundamental para que tenhamos uma integração nacional, do ponto de vista do fluxo de produtos mais competitivos, principalmente minério e grãos. Essa integração interna vai possibilitar uma melhora, inclusive, no curso de escoamento para exportação dos produtos”, destaca o presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Venilton Tadini.

De acordo com estimativa do Ministério da Infraestrutura, em 30 anos, as ferrovias autorizadas devem aumentar a participação do modal no transporte de cargas do Brasil, acima dos 40% esperados para o período na última edição do Plano Nacional de Logística (PNL).

Dois requerimentos mais recentes foram apresentados em setembro pela VLI, empresa de logística. A companhia deve investir R$ 5 bilhões para desenvolver os novos ramais, que terão conexão com os trechos I e II da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).

Fonte: Brasil 61

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Operação da Semarh detectou 400 hectares de vegetação nativa desmatada e fornos ilegais de carvão no Piauí

Entre as espécies de árvores extraídas ilegalmente para a produção de carvão estão faveiras, ipês, jacarandás, jatobás e marfins. Uma...

Banco do Brasil assina acordo de US$ 700 milhões para exportações e energia limpa

Recursos têm garantia de agência do Banco Mundial Micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) terão até US$ 700 milhões nos...

STF forma maioria para validar decretos de Lula que restringem armas de CACs

O julgamento ocorre no plenário virtual e deve ser concluído na noite desta terça-feira (24). A maioria dos ministros do...

CEDEG conquista título regional dos JEPI’s 2025 e garante vaga para etapa estadual em Teresina

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Nesta terça-feira, 24 de junho, a Escola Municipal CEDEG, do município de Guadalupe,...
spot_img

Criminosos invadem casa e assassinam jovem a tiros em Floriano

Conforme o 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM), cinco suspeitos invadiram a casa do rapaz de 21 anos...

Brasileira que caiu em trilha de vulcão na Indonésia é encontrada morta

A brasileira Juliana Marins, que caiu durante uma trilha no vulcão Rinjani, na Indonésia, no último fim de semana,...
spot_img

Posts Recomendados